Ex-presidentes da República destacam importância da Constituição — Rádio Senado

Ex-presidentes da República destacam importância da Constituição

LOC: EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA DESTACAM A IMPORTÂNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. 

LOC: ELES RECEBERAM A MEDALHA ULYSSES GUIMARÃES, UMA HOMENAGEM DO SENADO AOS DEFENSORES DA CONSTITUINTE. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Em seu discurso, o senador José Sarney, do PMDB do Amapá, um dos agraciados com a medalha Ulysses Guimarães, lembrou que após assumir a presidência da República em março de 1985, convocou a Assembleia Nacional Constituinte, uma das etapas da transição da ditadura militar para o regime democrático. Nesses 25 anos de Constituição, ele ressaltou a importância da Carta Magna. 

(Sarney) Temos motivos de boa comemoração porque é a Constituição mais longeva da história do País. Durante 25 anos, tivemos uma Constituição que assegurou não somente um avanço social extraordinário para o País como também um período de prosperidade, paz e estabilidade institucional. 

REPÓRTER: O ex-presidente Lula rebateu as críticas sobre a postura do PT na Constituinte. Ele confirmou que o partido não votou a favor da proposta de Bernardo Cabral porque tinha um projeto próprio. Mas disse que a bancada petista assinou o texto final. Ao homenagear o ex-deputado Ulysses Guimarães, o ex-presidente Lula destacou o papel do então presidente José Sarney. 

(Lula) Quero colocar a sua presença na presidência durante o período da Constituinte em igualdade de condições com Ulysses Guimarães. Em nenhum momento mesmo quando o senhor era afrontado dentro do Congresso Nacional, o senhor não levantou um único dedo, não disse uma única palavra para criar dificuldades para a Constituinte, que certamente foi o trabalho mais extraordinário que o Congresso Nacional já viveu. 

REPÓRTER: O senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, avalia que o impeachment dele da presidência da República, em 1992, serviu para consolidar a Constituição. 

(Collor) Como primeiro presidente da República a jurá-la na posse, cabia-me a redobrada responsabilidade de não tisná-la sob qualquer pretexto mesmo sendo alvo das mais insólitas campanhas. Posso afirmar, portanto que o processo de impeachment a que fui submetido com minha participação direta e isenta, serviu para consolidar a constituição, então com apenas quatro anos de vigência. 

REPÓRTER: O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, outro agraciado, não pôde receber a homenagem pessoalmente por problemas de saúde.
29/10/2013, 06h07 - ATUALIZADO EM 29/10/2013, 06h07
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00