Parlamentares vão à Rússia negociar libertação de ativista brasileira — Rádio Senado

Parlamentares vão à Rússia negociar libertação de ativista brasileira

LOC: PARLAMENTARES VÃO À RUSSIA NEGOCIAR A LIBERTAÇÃO DA ATIVISTA BRASILEIRA PRESA APÓS PROTESTO CONTRA A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO ÁRTICO. 

LOC: OS SENADORES VANESSA GRAZZIOTIN, DO PCDOB DO AMAZONAS, E HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO, DEVEM VIAJAR PARA MOSCOU NESTA QUARTA-FEIRA ACOMPANHADOS DE TRÊS DEPUTADOS FEDERAIS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: A comitiva de senadores e deputados viaja para Moscou para um encontro com o presidente do Parlamento Russo. O grupo negocia a libertação da bióloga Ana Paula Maciel, que está presa desde o dia 19 de setembro com outros 29 ativistas do Greenpeace de 18 nacionalidades. Eles foram detidos após um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico. A justiça russa mudou a acusação de pirataria para vandalismo, o que reduz de 14 para sete anos a pena de prisão. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdo B do Amazonas, que participa da comitiva, afirmou que os parlamentares brasileiros querem que Ana Paula responda ao processo em liberdade. 

(Grazziotin) É uma brasileira que não cometeu nenhum crime mais grave, talvez um delito sim de acordo com a legislação da Rússia, que precisa ser assistida. Ela está numa situação muito delicada. Não estamos discutindo os métodos que foram utilizados, mas uma questão humanitária. 

REPÓRTER: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, enviou uma carta para o presidente do Parlamento da Rússia apelando pela libertação da ativista. 

(Renan) Esse contanto pessoal em nome do Parlamento Brasileiro é muito importante para que tenhamos a libertação da Ana Paula. Já houve a descaracterização de uma acusação, no entanto, ela continua presa. O Parlamento vai somar esforços no sentido de que ela possa responder em liberdade. 

REPÓRTER: O deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão, que também vai a Moscou, acredita que a pressão dos congressistas russos poderá ajudar na libertação dos ativistas. 

(Sarney Filho) Vamos ao Parlamento Russo levando uma carta do Congresso, Renan, e vamos entregar esta carta e sensibilizar os parlamentares para que possam também entrar nesta luta internamente lá. 

REPÓRTER: A presidente Dilma Rousseff já solicitou ao Ministério das Relações Exteriores que tome todas as providências na tentativa de libertar a ativista brasileira.
28/10/2013, 05h08 - ATUALIZADO EM 28/10/2013, 05h08
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00