Bancada do Amapá busca ajuda para socorrer vítimas de incêndio em Macapá — Rádio Senado

Bancada do Amapá busca ajuda para socorrer vítimas de incêndio em Macapá

LOC: O GOVERNO ESTADUAL E A BANCADA DO AMAPÁ NO SENADO BUSCAM AJUDA PARA SOCORRER VÍTIMAS DO INCÊNDIO QUE ATINGIU MAIS DE 300 CASAS NA CAPITAL, MACAPÁ.  

LOC: OS MINISTÉRIOS JÁ FORAM ACIONADOS E O GOVERNADOR DECRETOU SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

TÉC: O Bairro do Perpétuo Socorro, em Macapá, está em estado de emergência desde a noite de terça-feira por decreto do governador Camilo Capiberibe. O governo busca, assim, acelerar a ajuda aos desabrigados, com obtenção facilitada de medicamentos, produtos de primeira necessidade e alojamento. O incêndio, que começou à tarde, levou cinco horas para ser controlado e deixou mais de mil pessoas sem casa. No dia seguinte à tragédia, autoridades do estado já pediram ajuda ao governo federal. O Exército foi acionado para apoio de emergência, assim como a Secretaria Nacional de Defesa Civil, que foi procurada pelo senador José Sarney, do PMDB do Amapá. Sarney também conversou com a presidente Dilma Rousseff e pediu prioridade para atender os desabrigados: 

(SARNEY) A médio prazo nós vamos trabalhar para que se torne efetiva o que jê é prioridade na lei do Programa Minha Casa Minha Vida, que é dar moradia a todos atingidos por catástrofes como essa de Macapá em que a perda de residências como é o caso, assim, eles poderão receber casa nova. 

Repórter: O senador João Capiberibe, do PSB, fez apelo semelhante à ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

(João Capiberibe) Essas pessoas naturalmente não estariam cadastradas nos programas habitacionais desenvolvidos pelo governo do estado, mas já existem casas prontas para serem habitadas e estamos solicitando á ministra Tereza Campelo para que nos atenda e agente possa atender às pessoas desabrigadas. 

Repórter: Também foram organizadas campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e utensílios, como lembrou o senador Randolfe Rodrigues, do Psol: 

(RANDOLFE) Se algo serve para todos nós de consolo, é a solidariedade do nosso povo. O povo do Amapá se mobilizou como nunca visto: doaram colchões, alimentos não perecíveis. Essa solidariedade é a solidariedade que nós estamos precisando hoje, agora, neste momento, do governo federal. Estamos precisando do Brasil. 

Repórter: Foi criada, ainda, uma conta na Caixa Econômica Federal para quem quiser ajudar as vítimas do incêndio em Macapá. Anote aí: Agência 2807, operação 006, conta 2013 dígito cinco. Repetindo, Agência 2807, operação 006, conta 2013 dígito cinco.
24/10/2013, 06h20 - ATUALIZADO EM 24/10/2013, 06h20
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00