Aprovado projeto que exige transparência em reajuste de tarifa de transporte — Rádio Senado

Aprovado projeto que exige transparência em reajuste de tarifa de transporte

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA APROVOU O PROJETO DE LEI QUE DÁ MAIS TRANSPARÊNCIA AO PROCESSO DE REAJUSTE DA TARIFA DE TRANSPORTE PÚBLICO. 

LOC: AGORA, A PROPOSTA SERÁ ANALISADA PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. A REPORTAGEM É DE RENINA VALEJO.  

TEC: O projeto do deputado Ivan Valente, do Psol de São Paulo, determina que os governos divulguem de forma clara e acessível como são formadas as tarifas de transporte público. E também permite o acesso do cidadão aos dados e informações utilizados para reajustar as tarifas de ônibus, metrô e trens. Além disso, o poder público deverá justificar os motivos que o levaram a revisar as tarifas de transporte. A redução do preço das passagens foi o estopim das manifestações que tomaram o país em junho. Para o relator na CCJ, senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, o projeto permite que a população possa controlar os processos de reajuste da tarifa. 

(RANDOLFE) Ele apresenta todos os componentes da tarifa, e isso, que hoje é uma caixa preta, agora é acessível a toda a sociedade. A nossa intenção é levá-lo, o quanto antes, para o Plenário. 

(REP) A proposta ainda deverá ser analisada pela Comissão de Infraestrutura.
17/10/2013, 02h07 - ATUALIZADO EM 17/10/2013, 02h07
Duração de áudio: 01:04
Ao vivo
00:0000:00