Congresso comemora centenário de Vinicius de Moraes — Rádio Senado

Congresso comemora centenário de Vinicius de Moraes

LOC: O CONGRESSO NACIONAL PRESTOU HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO DIPLOMATA, POETA E COMPOSITOR VINICIUS DE MORAES

LOC: EM SESSÃO SOLENE, PARLAMENTARES ELOGIARAM A TRAJETÓRIA DO NOME QUE SIMBOLIZA UMA DAS MAIORES PERSONALIDADES DO CENÁRIO CULTURAL E ARTÍSTICO BRASILEIRO.

TÉC: Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913. Diplomata, dramaturgo, jornalista, tornou-se conhecido dos brasileiros ao ter seus poemas popularizados em canções que conquistaram também o público fora do país (EU SEI QUE VOU TE AMAR...) Entre os parceiros do “poetinha”, como era chamado, figuraram compositores consagrados como Pixinguinha, Tom Jobim, Baden Powell, Carlos Lyra, Chico Buarque e Toquinho. Foi com Toquinho que Vinícius manteve a mais longa parceria – dez anos. A diferença de idade e o talento de Toquinho levaram à poesia de Vinícius o que ele procurava: musicalidade, naturalidade e juventude. A primeira canção, juntos, em 1970, já foi um grande sucesso – Como Dizia o Poeta: (COMO DIZIA O POETA...). Mas um dos frutos mais consagrados dessa parceria foi “Tarde em Itapoá” (TARDE EM ITAPOÃ...) Boêmio e conquistador, Vinícius casou-se por nove vezes e teve cinco filhos. Nunca escondeu a paixão pelas mulheres – o que expressou com maestria na clássica canção “Garota de Ipanema”, que compôs com Tom Jobim (GAROTA DE IPANEMA...). Um dos símbolos da Bossa Nova, Garota de Ipanema foi apresentada em agosto de 1962 no concerto que Vinícius fez com Tom Jobim, João Gilberto, e o grupo Os Cariocas. No histórico show “Encontro”, no Rio, também foram lançados grandes sucessos como "Ela é Carioca", "Insensatez", "Samba do Avião" e "Só Danço Samba". Na sessão solene no Congresso, nesta segunda-feira, o senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, que pediu a homenagem, destacou que Vinícius engrandeceu a cultura brasileira.

(INÁCIO ARRUDA) poucos viveram tão intensamente o tempo que lhes foi dado, hoje por ocasião do seu centenário homenageamos o autor de tantos versos que serão guardados para sempre no coração do povo brasileiro, com um dos tesouros da língua portuguesa.

(REP) Inácio Arruda lembrou que o poeta foi exonerado do Itamaraty em 1969, pelo “regime militar”, ato que só foi reparado em 2010, com a promoção póstuma ao cargo de embaixador, o mais alto da carreira diplomática. Vinícius de Moraes morreu de edema pulmonar, em 9 de julho de 1980, em casa, no Rio de Janeiro. Ele planejava gravar o disco Arca de Noé 2, com músicas dedicadas especialmente às crianças.
14/10/2013, 01h39 - ATUALIZADO EM 14/10/2013, 01h39
Duração de áudio: 03:31
Ao vivo
00:0000:00