Celular e tablet serão usados para recebimento de crédito do governo — Rádio Senado

Celular e tablet serão usados para recebimento de crédito do governo

LOC: JÁ ESTÁ EM VIGOR A LEI QUE PERMITE O USO DO CELULAR PARA RECEBIMENTO DE CRÉDITO E PAGAMENTO DE CONTAS.
LOC: O AUTOR DA INICIATIVA, SENADOR WALTER PINHEIRO, DESTACOU QUE PESSOAS SEM CONTA BANCÁRIA SERÃO AS MAIS BENEFICIADAS.

 TÉC: A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que regulamenta o sistema de pagamento de contas por meio de celulares e tablets. O autor do projeto, senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, destacou que 39% da população não têm acesso ao sistema bancário. Ele citou em especial os beneficiários de programas sociais do governo, como o Bolsa-Família e o Garantia-Safra, ou que morem em cidades do interior sem bancos.

(Walter) A ideia nossa é que facilite a vida de uma parcela expressiva da sociedade que não tem acesso a banco, mas que opera permanentemente com crédito. Todos eles, que geralmente são distribuídos por redes como Casa Lotérica ou são obrigados a se deslocar para uma cidade onde há uma agência bancária para fazer o saque. Então, a operação com celular é para facilitar a vida das pessoas.

REP: Walter Pinheiro explicou que as operadoras de telefonia deverão usar mensagens de texto para informar o depósito do crédito feito pelo governo. Os comerciantes deverão ter máquinas de cartão de crédito, que, ao serem aproximadas dos celulares, farão o débito da compra. Segundo ele, a medida vai estimular a economia dos pequenos municípios, já que os beneficiários não terão de ir ao banco em outra cidade, onde acabam gastando o dinheiro. Walter descartou dificuldade do uso de celular como cartão de banco e de telefones mais modernos.

(Walter) Todo mundo que opera um telefone a cartão no Brasil faz uma operação bancária. A recarga do celular é uma operação de crédito feita pelo celular. Portanto, não há nenhuma novidade. Com isso, vamos ampliar o nível de facilidade do acesso a esses programas e vamos jogar essa gente, que estava fora dessa estrutura bancária, para também circular nessa rede. Então, melhora o acesso ao crédito e a possibilidade de compra localmente.

REP: Segundo a Anatel, existem mais de 270 milhões de linhas de celular ativas no Brasil. O Banco Central, a Anatel e as operadoras de telefonia terão 6 meses para oferecer o serviço.
11/10/2013, 01h13 - ATUALIZADO EM 11/10/2013, 01h13
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00