Subcomissão de Preparação para a Seca fará ciclo de debates — Rádio Senado

Subcomissão de Preparação para a Seca fará ciclo de debates

LOC: A SUBCOMISSÃO PERMANENTE SOBRE OBRAS DE PREPARAÇÃO PARA A SECA APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A REALIZAÇÃO DE UM CICLO DE DEBATES. 

LOC: OS SENADORES VÃO OUVIR ESPECIALISTAS E AUTORIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SOBRE PROBLEMAS E SOLUÇÕES PARA A INSTABILIDADE DO CLIMA E A FALTA CRÔNICA DE ÁGUA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A subcomissão foi proposta pelo senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas. A ideia é buscar soluções não apenas para o manejo de recursos hídricos, mas também propostas que melhorem a infraestrutura de energia, transporte e armazenagem da produção agrícola de áreas afetadas pela seca. Apesar de ter um olhar especial para o Nordeste, o grupo não deverá se restringir à região, como explicou o senador José Pimentel, do PT do Ceará. 

(PIMENTEL): os debates serão em torno de depoimentos, análises, informações relevantes acerca do impacto da severa seca que assola o nordeste, desde 2012, sem esquecer que a seca está se transformando em uma questão quase nacional. Temos tido presença de falta de água na região Sul, particularmente na região, temos presenciado também na região Norte. 

(REP): O senador Osvaldo Sobrinho, do PTB de Mato Grosso, foi outro a ressaltar que o problema da seca hoje, não é apenas do Nordeste. 

(SOBRINHO): Mato Grosso, esse problema era praticamente visto só na parte do nordeste, em seu árido e semi-árido, e hoje já é uma preocupação do Mato Grosso e do Centro-Oeste. 

(REP): Na próxima reunião da Subcomissão Permanente Sobre Obras de Preparação para a Seca os senadores vão debater a questão da dívida dos agricultores. E tentar definir os convidados e as datas das próximas audiências públicas.
10/10/2013, 12h50 - ATUALIZADO EM 10/10/2013, 12h50
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00