Plenário aprova projeto que restabelece fuso horário do Acre — Rádio Senado

Plenário aprova projeto que restabelece fuso horário do Acre

LOC: O ESTADO DO ACRE E UMA PARTE DO AMAZONAS DEVEM VOLTAR AO FUSO HORÁRIO ORIGINAL, DE DUAS HORAS EM RELAÇÃO A BRASÍLIA.  

LOC: O PROJETO, APROVADO EM DEFINITIVO NESTA TERÇA-FEIRA, ATENDE AO RESULTADO DE PLEBISCITO JUNTO À POPULAÇÃO ACRIANA. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

TÉC: Até 2008, o fuso horário do Acre era de duas horas a menos em relação a Brasília. Mas desde então uma lei reduziu esse fuso para uma hora, sob o argumento de que a diferença maior trazia prejuízos culturais, sociais e até econômicos, nesse caso por conta do fechamento, mais cedo, do mercado financeiro. Mas a mudança desagradou à população do estado, que num plebiscito realizado em 2010 votou pelo retorno da diferença de duas horas. O relator do projeto, senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, aplaudiu a decisão: 

(Petecão) Estamos fazendo história no Acre. Apenas respeitando uma decisão que foi tomada através de um referendo aonde o povo foi as urnas e disse que não aceitava a sua mudança de horário. 

Repórter: Além de mudar os ponteiros dos relógios do Acre, o texto restabelece o fuso de duas horas para 13 municípios da região oeste do Amazonas, entre Tabatinga e Porto Acre. O restante do território amazonense deve permanecer com a diferença de uma hora em relação à capital do país. Como o projeto já tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados, a matéria segue agora diretamente para a sanção presidencial.
08/10/2013, 07h42 - ATUALIZADO EM 08/10/2013, 07h42
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00