Restabelecimento do fuso horário do Acre deve ser votado na próxima semana — Rádio Senado

Restabelecimento do fuso horário do Acre deve ser votado na próxima semana

LOC: O PLENÁRIO DEVE VOTAR NA PRÓXIMA SEMANA O PROJETO QUE RESTABELECE O FUSO HORÁRIO DO ACRE. 

LOC: O TEXTO, QUE ESTÁ EM REGIME DE URGÊNCIA, ATENDE AO RESULTADO DE PLEBISCITO JUNTO À POPULAÇÃO DO ESTADO. REPÓRTER NILO BAIRROS: 

Rep: Até 2008, o fuso horário do Acre era de duas horas a menos em relação a Brasília. Mas desde então uma lei reduziu esse fuso para uma hora, sob o argumento de que a diferença maior trazia prejuízos culturais, sociais e até econômicos, nesse caso por conta do fechamento, mais cedo, do mercado financeiro. Mas a mudança desagradou à população do estado, que num plebiscito realizado em 2010 votou pelo retorno da diferença de duas horas. O projeto que muda os ponteiros dos relógios do Acre sofreu uma alteração na Comissão de Assuntos Econômicos para permitir que a parte ocidental do Amazonas siga com o fuso de uma hora em relação à capital do país. A mudança foi acatada pela Comissão de Relações Exteriores, que também aprovou o pedido de urgência à matéria. O relator do projeto, senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, defendeu a volta do horário natural para o Acre: 

(Petecão) essa mudança de horário teve um impacto na população, nas pessoas do nosso estado. E o povo do acre foi às urnas e disse que não aceitava aquela mudança de horário. O que nós estamos querendo é isso, que o povo do Acre tenha seu horário de volta, para que nós possamos viver com o horário antigo, o horário de Deus, como é chamado lá pelo povo do nosso estado 

Rep: Como o projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado sofreu apenas mudança de redação, caso o plenário confirme sua aprovação, a matéria seguirá diretamente para a sanção presidencial.
04/10/2013, 12h49 - ATUALIZADO EM 04/10/2013, 12h49
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00