Plenário aprova indicação de Antonio Patriota para representar o Brasil na ONU — Rádio Senado

Plenário aprova indicação de Antonio Patriota para representar o Brasil na ONU

LOC: UM DIA APÓS A VISITA DO PRESIDENTE DO PARAGUAI AO CONGRESSO NACIONAL, O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU A INDICAÇÃO DE JOSÉ EDUARDO MARTINS FELÍCIO PARA REPRESENTAR O BRASIL JUNTO À EMBAIXADA NO PARAGUAI.  

LOC: OS PARLAMENTARES TAMBÉM APROVARAM O NOME DO EX-MINISTRO DE RELAÇÕES EXTERIORES, ANTONIO PATRIOTA, QUE VAI REPRESENTAR O PAÍS NA ONU, A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. REPÓRTER PAULA GROBA. 

TÉC: O ex-chanceler Antônio Patriota, que deixou o comando do Itamaraty em agosto, será o novo representante permanente do Brasil nas Nações Unidas. Durante a sabatina da Comissão de Relações Exteriores, ocorrida na última quinta-feira, o ex-ministro confirmou que entre as suas prioridades no cargo estão as negociações para a adoção de um modelo de gestão multilateral sobre a Internet, como foi sugerido pela presidente Dilma na abertura da Assembléia Geral da ONU. 

(ANTONIO PATRIOTA): Eu penso também na questão da espionagem, denunciar os abusos e as violações mas também mostrar caminhos. Mobilizando todos aqueles que, como o Brasil, defendem que a via cibernética não pode ser usada para efeitos espúrios que solapem a soberania, a cooperação entre os Estados. 

Repórter: O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, pediu que o novo representante do Brasil na ONU também solicite o acesso às informações sobre o atentado no Iraque que matou o diplomata brasileiro que representava o secretário-geral das Nações Unidas naquele país, Sérgio Vieira de Mello. 

(SUPLICY) Trata-se de um relatório importante, porque deve conter a própria declaração da pessoa que se disse responsável pelo atentado. Se sabe que esta pessoa prestou depoimento antes de ter sido executada e portanto isso é algo muito importante para as 21 pessoas, além do próprio Sérgio Vieira de Mello que foi morto naquele episódio tão triste. 

Repórter: Os senadores também aprovaram o nome do diplomata José Eduardo Martins Felício para representar o Brasil no Paraguai. Desde junho do ano passado a embaixada brasileira está sem um representante oficial em Assunção. Em visita ao Senado nesta segunda-feira, o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, deu boas-vindas antecipadas ao novo embaixador. 

(HORÁCIO) Estou muito contente que já temos um embaixador. Estamos já lhe aguardando. Muito contentes porque se estabeleceram absolutamente toda essa extraordinária relação que tínhamos antes Paraguai com Brasil, Brasil com Paraguai. 

Repórter: Os senadores também aprovaram a indicação de Pedro Fernando Bretas Bastos para representar o Brasil no Canadá.
01/10/2013, 08h00 - ATUALIZADO EM 01/10/2013, 08h00
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00