Comissão aprova proposta que prevê o exercício social da medicina — Rádio Senado

Comissão aprova proposta que prevê o exercício social da medicina

LOC: OS ESTUDANTES DE MEDICINA QUE TIVERAM SEUS CURSOS FINANCIADOS COM RECURSOS PÚBLICOS TERÃO QUE TRABALHAR EM CIDADES PEQUENAS OU NA PERIFERIA DURANTE DOIS ANOS.
 
LOC: A PROPOSTA QUE PREVÊ O EXERCICIO SOCIAL DA MEDICINA FOI APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. OS DETALHES COM A REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O projeto que estabelece o exercício social da medicina para os recém-formados foi aprovado pela Comissão de Educação. Pela proposta, todos os estudantes que tiveram os estudos custeados com recursos públicos, nas instituições de ensino superior públicas ou particulares, serão obrigados a cumprir dois anos de exercício social da profissão assim que concluírem o curso. Os médicos recém-formados vão atuar em municípios com menos de 30 mil habitantes ou nas periferias das regiões metropolitanas. O autor da proposta, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, acredita que o projeto vai permitir que esses jovens profissionais ampliem sua formação. Na opinião dele, se o projeto já existisse, o país não precisaria importar médicos.
 
(Cristovam Buarque) Se esse projeto existisse nos últimos cinco dez anos não estávamos precisando importar médicos, já teríamos esses médicos que precisamos ao invés de serem profissionais temporais, porque eu sou favorável ao mais medico, mas é lamentável que precisamos usar desse recurso. 

(Repórter)  Para o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, presidente da Comissão de Educação, a medida vai permitir que os médicos ganhem experiência com mais rapidez.
 
(Cyro Miranda) Vossa excelência tem toda razão foi muito feliz e vai oportunizar uma pratica a esses formandos muito mais rápida e vai suprir sim essa lacuna.

(Repórter) O participante do programa vai trabalhar em jornada de quarenta horas semanais e terá direito a contrato regular de trabalho pago pela rede de saúde da localidade onde for prestar o serviço. Os direitos trabalhistas e previdenciários dos médicos também serão assegurados. A proposta ainda precisa ser votada pela Comissão de Assuntos Sociais antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
01/10/2013, 02h40 - ATUALIZADO EM 01/10/2013, 02h40
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00