Senado deve votar MP que destina verbas para armazenagem de grãos — Rádio Senado

Senado deve votar MP que destina verbas para armazenagem de grãos

LOC: O SENADO DEVE VOTAR NA PRÓXIMA SEMANA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE FACILITA A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS PARA ARMAZENAGEM DE GRÃOS 

LOC: A EMEPÊ 619 É UM DOS ITENS QUE TRANCA A PAUTA DA CASA E PRECISA SER APROVADA ATÉ SEXTA-FEIRA PARA NÃO PERDER A VALIDADE. REPÓRTER RENINA VALEJO.  

(Repórter) A MP 619 permite à Companhia Nacional de Abastecimento ampliar e melhorar a capacidade de armazenagem de grãos para a safra 2013/2014. A Conab pretende construir dez novos armazéns públicos por 350 milhões de reais, e reformar outros já existentes. A expectativa do governo é aumentar a capacidade de armazenagem em 900 mil toneladas de grãos. Se considerados os espaços públicos e privados, o país estocou 145 milhões de toneladas de grãos na safra 2012/2013, o que equivale a 78% da produção total. O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, destacou a necessidade de ampliar a armazenagem de grãos no país. 

(Valdir Raupp) “Em princípio, safras recordes de grãos são para comemorar, mas para os produtores brasileiros, a carência de locais para armazenagem vem transformando a abundância em pesadelo. Não há onde guardar tudo o que é colhido”. 

(Repórter) A MP 619 também institui o Programa de Cisternas, voltado para famílias do semiárido brasileiro atingidas pela seca. A cisterna é um reservatório que armazena a água de chuva, e pode garantir água para uma família de cinco pessoas por oito meses. A emepê também garante às mães adotivas o direito de receber do INSS o salário-maternidade por 120 dias, independentemente da idade da criança. E permite que o pai receba este benefício se a mãe vier a falecer durante este período. Outros artigos que não constavam do texto original da emepê foram incluídos pelos deputados, como o programa de moratória e perdão de dívidas de Santas Casas, e ajuda econômica a produtores de cana-de-açúcar do Rio de Janeiro. Aprovada na Câmara em 25 de setembro, esta foi a última medida provisória analisada com acréscimo de temas diferentes do original, segundo o presidente da Casa Henrique Eduardo Alves. Se aprovada no Senado sem alterações, a medida vai à sanção presidencial. A emepê vence na sexta-feira, dia 4 de outubro. 
27/09/2013, 07h11 - ATUALIZADO EM 27/09/2013, 07h11
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00