Plenário deve votar projeto que cria o Programa Agrícola Fronteira Norte — Rádio Senado

Plenário deve votar projeto que cria o Programa Agrícola Fronteira Norte

LOC: JÁ ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NO PLENÁRIO DO SENADO O PROJETO QUE CRIA O PROGRAMA AGRÍCOLA FRONTEIRA NORTE.  

LOC: O OBJETIVO DA PROPOSTA É FORTALECER O AGRONEGÓCIO NAS CIDADES DA AMAZÔNIA LEGAL QUE FICAM NA REGIÃO DE FRONTEIRA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O Programa Agrícola Fronteira Norte estabelece ações integradas dos governos para fortalecer o agronegócio nas cidades da Amazônia Legal que ficam na faixa de até 450 quilômetros do limite do Brasil com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia. O projeto do senador Mozarildo Cavalcanti, do PMDB de Roraima, busca desenvolver a infraestrutura e criar uma espécie de "cinturão agrícola" nos municípios dos estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazônia, Rondônia e Acre. O objetivo é estimular a produção e garantir que essa região de fronteira seja ocupada por brasileiros, além de impedir o êxodo rural, ao criar condições para que as pessoas não saiam do campo para as cidades maiores. Para Mozarildo Cavalcanti, a iniciativa deve beneficiar a Região Norte.

(Mozarildo Cavalcanti) Na verdade, é mais uma iniciativa que tem o objetivo de eliminar as desigualdades regionais. Eu acho muito importante, principalmente o Senado, que é a casa do equilíbrio federativo, se preocupe de fato em fazer legislações e proposições que de fato possam tratar de maneira adequada as regiões menos desenvolvidas. 

(REPÓRTER) A proposta ainda cria uma série de incentivos para atrair investimentos e estimular o cooperativismo na região. Após o exame no Senado, a matéria ainda deve ser analisada pela Câmara dos Deputados.
27/09/2013, 01h59 - ATUALIZADO EM 27/09/2013, 01h59
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00