Comissão pode mudar relatório para aprovar MP do Mais Médicos — Rádio Senado

Comissão pode mudar relatório para aprovar MP do Mais Médicos

LOC: EM BUSCA DE ACORDO PARA APROVAR A MP DO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS”, A COMISSÃO MISTA PODE MUDAR O RELATÓRIO NESTA QUARTA-FEIRA.  

LOC: AS SUGESTÕES DO SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI SERÃO DEBATIDAS PELA MANHÃ E, À TARDE, A COMISSÃO TENTA VOTAR O TEXTO FINAL. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) Como relator revisor da MP Mais Médicos, o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, apresentou três sugestões ao relator, deputado Rogério Carvalho, do PT de Sergipe. O senador defende uma espécie de Pós-Programa Mais Médicos. Entre outros pontos, a proposta prevê que, depois de três anos participando do programa, o médico seja obrigado a fazer o Exame Revalida se quiser continuar atuando no país. O Revalida é aplicado pelas universidades federais para testar os conhecimentos dos médicos formados no exterior. Mozarildo Cavalcanti explica os outros pontos de sua proposta, que inclui a estrutura física das unidades de atendimento e o aperfeiçoamento dos currículos nos cursos de medicina:

(Mozarildo Cavalcanti)  Dá ao governo cinco anos para que ele construa, reforme e equipe as unidades de saúde para onde vão esses médicos. E por fim, estabelece os critérios para o funcionamento dos cursos de medicina, porque só definir que vou dobrar vagas nas universidades federais, eu posso colocar em risco os cursos de medicina. 

(Repórter) O relator da emepê já adiantou que é favorável ao prazo de cinco anos para o aparelhamento das unidades de saúde. Mas, além das sugestões de Mozarildo Cavalcanti, a Comissão vai analisar o voto em separado apresentado pelo deputado Mandetta, do Democratas de Mato Grosso do Sul. Em seu texto, o parlamentar critica a dispensa do Revalida pelo Mais Médicos e transfere dos Conselhos Regionais de Medicina para o governo federal a responsabilidade pelo registro dos profissionais contratados pelo programa. 

LOC: O RELATÓRIO PRODUZIDO POR MOZARILDO CAVALCANTI E O VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO MANDETTA SERÃO DEBATIDOS NUM ENCONTRO INFORMAL, QUE VAI REUNIR O RELATOR DA MATÉRIA E UM REPRESENTANTE DE CADA PARTIDO. 

LOC: E À TARDE, A COMISSÃO VOLTA A SE REUNIR PARA TENTAR VOTAR O TEXTO FINAL DA EMEPÊ. SÓ DEPOIS DISSO É QUE A MEDIDA VAI A VOTAÇÃO NA CÂMARA E NO SENADO. O PRAZO PARA QUE A MATÉRIA SEJA APROVADA NAS DUAS CASAS É 5 DE NOVEMBRO.
24/09/2013, 07h22 - ATUALIZADO EM 24/09/2013, 07h22
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00