Presidente da Petrobras descarta a invasão dos EUA a banco de dados da estatal — Rádio Senado

Presidente da Petrobras descarta a invasão dos EUA a banco de dados da estatal

LOC: A PRESIDENTE DA PETROBRAS DESCARTOU A INVASÃO DOS ESTADOS UNIDOS A BANCO DE DADOS DA ESTATAL. 

LOC: PARA OS SENADORES, O LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA DEVE SER MANTIDO PARA OUTUBRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Em audiência da CPI da Espionagem com as Comissões de Relações Exteriores e de Assuntos Econômicos, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, relevou investimentos de R$ 4 bilhões por ano em segurança da informação. Segundo ela, o Centro Integrado de Processamento de Dados da Petrobras, que possui acesso controlado e restrito, não está conectado à internet. Foster explicou que os dados brutos, informações processadas e análises de especialistas são armazenados isoladamente e até criptografados por 36 empresas especializadas. Em resposta às denúncias de espionagem pelos Estados Unidos, Maria das Graças Foster considera improvável qualquer acesso aos dados da companhia. 

(Foster) Dentro da segurança de informação, dentro das várias camadas que temos de proteção, não há nenhum registro, nenhum sinal de ataque e de violação às informações de forma geral. As tecnologias que temos não identificaram, não têm registros de ataques. Acredito que para que ter mais informações e mais condições que a Petrobras tem hoje, só capturando toda a Petrobras. 

REPÓRTER: O senador Delcídio do Amaral, do PT, acredita na política de segurança da Petrobras.  

(Delcídio) A Petrobras é uma empresa de ponta e ponta também na área de TI, Telecomunicações e Informática com sistemas que protegem as informações, o acesso à rede da Petrobras. A intranet é separada da internet e a Petrobras está em constante revisão e implementação de novas tecnologias para garantir a segurança industrial. 

REPÓRTER: A presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, avalia que as informações prestadas garantem a realização do leilão do campo de Libra, em outubro. 

(Vanessa) Se não houver nenhuma outra divulgação de outro fato, o que disponibilizamos de informações prestadas pela Petrobras e ANP, dá para termos uma segurança. O que fica óbvio e evidente é que teríamos que ver como acessamos maiores sobre a invasão da Petrobras, acho que é importante da nossa parte. 

REPÓRTER: O próximo a ser ouvido pela CPI da Espionagem é o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que publicou as denúncias feitas pelo ex-agente de segurança, Edward Snowden.
18/09/2013, 01h41 - ATUALIZADO EM 18/09/2013, 01h41
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00