Senado comemora os 70 anos de criação do Amapá — Rádio Senado

Senado comemora os 70 anos de criação do Amapá

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO COMEMOROU NESTA SEGUNDA-FEIRA OS 70 ANOS DA CRIAÇÃO DO AMAPÁ.  

LOC: O ESTADO É CONSIDERADO A NOVA FRONTEIRA ECONÔMICA DA AMAZÔNIA, COMO INFORMA O REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: No dia 13 de setembro de 1943, o então presidente Getúlio Vargas, por razões relacionadas à 2ª. Guerra Mundial, separou uma parte do Estado do Pará, criando o Território Federal do Amapá. O objetivo foi ter maior controle sobre a fronteira que, na época, era pouco povoada e com reduzido desenvolvimento. Hoje, o Amapá é considerado nova fronteira econômica da Amazônia. O senador Jose Sarney, do PMDB, parabenizou a presidente Dilma Rousseff pelos esforços em concluir, ainda este ano, o “Linhão do Tucuruí”, obra cujo estudo começou na década de 80, época na qual ele era presidente da República. 

(JOSE SARNEY): A chegada a Macapá do "Linhão de Tucuruí", integrando todo o sistema elétrico nacional num só conjunto, num só sistema. É uma obra que rasga a floresta com torres de transmissão atravessando o Rio Amazonas. Ela foi feita preservando a mata, é feita acima da floresta para que de modo algum pudesse interferir no meio ambiente. O Amapá como o Amazonas eram sistemas elétricos isolados. 

(REPÓRTER): O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, lembrou que o Amapá chegou a ser invadido pela França em 1895, mas a resistência popular e das tropas federais mantiveram a soberania brasileira sobre o território. 

(RENAN CALHEIROS): Lá houve enfrentamentos e sangue. Lá surgiram heróis e mártires. Relata o presidente Sarney que foi a luta e a determinação dos homens e mulheres do Amapá que todos os dias baixavam a bandeira da França e faziam subir a bandeira do Brasil. O coração de ser brasileiro estava no peito dos amapaenses. 

(REPÓRTER): O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, acredita que seu Estado é uma síntese do Brasil. 

(RANDOLFE RODRIGUES): O Amapá ao mesmo tempo tem traço paraense, pernambucano, gaúcho, goiano, paulista, catarinense. O Amapá não é posse do Pará e ao mesmo tempo o Amapá é parte do Pará, da Amazônia e de todo o Brasil. Como dizia Darcy Ribeiro, o Amapá é a síntese do Brasil. 

(REPÓRTER): Autoridades locais também acompanharam a sessão de homenagem dos 70 anos do Amapá.
16/09/2013, 02h09 - ATUALIZADO EM 16/09/2013, 02h09
Duração de áudio: 02:24
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00