Autoridades afirmam que vôos e passageiros irão dobrar até 2020 — Rádio Senado

Autoridades afirmam que vôos e passageiros irão dobrar até 2020

LOC: O BRASIL DEVE DOBRAR O NÚMERO DE VÔOS E PASSAGEIROS NOS AEROPORTOS ATÉ 2020. A AVALIAÇÃO FOI FEITA NESTA SEGUNDA-FEIRA POR AUTORIDADES E ESPECIALISTAS NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. 

LOC: APESAR DOS INVESTIMENTOS PARA GARANTIR MAIS CONFORTO E SEGURANÇA AOS USUÁRIOS, OS CONVIDADOS APONTARAM UMA SÉRIE DE DIFICULDADES NO SETOR, COMO O ALTO PREÇO DO COMBUSTÍVEL E O EXCESSO DE IMPOSTOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

(Repórter) Os aeroportos brasileiros registraram o embarque e desembarque de mais de 100 milhões de pessoas em 2012. E segundo Agência Nacional de Aviação Civil, o número de voos e passageiros deve dobrar até 2020. Durante o debate na Comissão de Infraestrutura, o presidente da Infraero, Gustavo Vale, listou uma série de obras em andamento que buscam prevenir acidentes e garantir a segurança e o conforto dos passageiros. Entre elas, a construção e a reforma de reforma dos pátios, terminais e pistas de pouso diversos aeroportos, como Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Cuiabá. Para José Sobrinho, da empresa Inframerica, que administra os aeroportos de Natal e Brasília, além de preparar o país para os grandes eventos internacionais, os novos investimentos devem melhorar os serviços oferecidos aos usuários. 

(José Sobrinho) A Copa do Mundo apenas fez a ignição da chave. No fundo, o Brasil precisa de investimentos em aeroportos, com Copa do Mundo ou sem Copa do Mundo. Estudos mostram que em sete anos nós vamos de dobrar de 100 milhões para 200 milhões de passageiros. São grandes números. Então, acho que tem um caminho aí grande, muito trabalho a ser feito, muito esforço a ser despendido face às nossas dimensões continentais’. 

(Repórter) Apesar de reconhecer os avanços nos últimos anos, os convidados também listaram uma série de problemas que prejudicam o desenvolvimento da aviação civil no país. O senador Wilder Morais, do Democratas de Goiás, lamentou o excesso de tarifas e impostos e o alto preço do combustível 

(Wilder Morais) “Os custos são elevadíssimos. Não tem como ter hoje o preço dos combustíveis no Brasil hoje. Então, a questão do ICMS nos Estados, isso tem encarecido muito o custo, inclusive o preço das passagens aéreas de todas as companhias”. 

(Repórter) Esta foi a quinta audiência pública promovida pela Comissão de Infraestrutura sobre o os principais desafios e problemas da aviação civil no Brasil.
16/09/2013, 10h41 - ATUALIZADO EM 16/09/2013, 10h41
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00