Renan cobra do governo ações contra espionagem — Rádio Senado

Renan cobra do governo ações contra espionagem

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO COBROU DO GOVERNO AÇÕES CONTRA ESPIONAGEM. 

LOC: E O RELATOR DISSE QUE A CPI QUE INVESTIGA GRAMPOS DOS ESTADOS UNIDOS QUER IDENTIFICAR VULNERABILIDADES BRASILEIRAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Em meio ao esforço dos Estados Unidos de esclarecer o monitoramento de autoridades e cidadãos de outros países sob o pretexto da guerra contra o terrorismo, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, espera que o governo brasileiro, alvo dos grampos, adote medidas que garantam a segurança dos dados que circulam no País. 

(Renan Calheiros) Acho sinceramente que essa coisa de ficar reclamando apenas não significa muito, não acrescenta nada. Temos que desenvolver sistemas de informações que nos permita preservar os interesses do país dessa espionagem que certamente vai se repetir. 

(Repórter) O relator da CPI da Espionagem, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, reiterou que a comissão num primeiro momento vai tentar descobrir o alcance da espionagem por parte dos Estados Unidos. Segundo ele, a etapa seguinte será identificar as vulnerabilidades de segurança das comunicações do País para sugerir medidas que blindem o tráfego de informações no Brasil. 

(Ricardo Ferraço) Vamos aprofundar o debate para conhecer o estado da arte da nossa realidade e diagnosticando o nosso problema porque o País vai continuar tendo um protagonismo internacional dado seu vigor econômico. Mas tem um dever que precisamos fazer. Estaremos ouvindo especialistas e indicando caminhos que possam melhorar a nossa condição de defesa e proteção de dados. 

(Repórter) A presidente Dilma Rousseff espera uma resposta oficial do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre as denúncias de espionagem. Os esclarecimentos podem ou não confirmar uma visita de estado de Dilma Rousseff à Casa Branca em outubro.
12/09/2013, 06h38 - ATUALIZADO EM 12/09/2013, 06h38
Duração de áudio: 01:56
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00