Mesa Diretora reduz despesa do Senado com correio — Rádio Senado

Mesa Diretora reduz despesa do Senado com correio

LOC: A MESA DIRETORA DO SENADO DEFINIU OS CRITÉRIOS QUE REDUZEM O USO DE SELOS POR PARLAMENTARES. 

LOC: A ECONOMIA ESTIMADA PARA OS COFRES PÚBLICOS É DE QUASE QUATRO MILHÕES DE REAIS POR ANO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Pelos antigos critérios, cada senador recebia uma verba postal de acordo com o tamanho da população do estado que representa. Mas um projeto de resolução aprovado pela Mesa Diretora do Senado reduziu pela metade os recursos destinados aos parlamentares para gastos com correspondência. Agora serão usados os critérios do número de habitantes e do uso de internet para a definição do valor. Na prática, um senador de São Paulo, maior estado da Federação, poderá enviar 17.904 cartas simples, e não 82.524 por mês. Já os líderes partidários e os integrantes da Mesa Diretora terão direito a 1389 selos mensais. O primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, ressaltou que as novas regras vão impedir qualquer irregularidade no uso de selos. 

(Jorge) Primeiro dar transparência como quer o presidente Renan e a outra de ter uma redução porque foram cortadas pela metade essas cotas sem maiores prejuízos para os gabinetes dos senadores. Então, tinha um descontrole, o uso não era feito pelos senadores e você tinha desvios. No fundo, selo é moeda. E a Mesa Diretora adotou uma medida que reduz pela metade essas cotas, faz uma melhor distribuição entre os estados e faz um controle para evitar qualquer desvio. 

REP: O primeiro-secretário do Senado, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, calcula que a economia para os cofres públicos será de até R$ 4 milhões por ano. Ele destacou, no entanto, que os parlamentares precisam dessa cota para se comunicar com os eleitores, apesar da existência das redes sociais. 

(Flexa) Criamos por esses critérios essa nova tabela e com isso, acreditamos que com essa racionalidade ter uma redução entre 30 e 40% da cota de correspondência gasta em 2012 para 2013. A correspondência dos senadores com sua base é necessária pelo trabalho político feito pelo parlamentar. 

REP: Ainda segundo o projeto de resolução, todas as cartas contarão com um carimbo dos Correios. Pela proposta, a cota de selos de todos os senadores reduzirá de cerca de 392 mil correspondências simples para pouco mais de 193 mil mensais.
12/09/2013, 01h43 - ATUALIZADO EM 12/09/2013, 01h43
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00