Renan confirma para a próxima semana votação da MP dos Atletas — Rádio Senado

Renan confirma para a próxima semana votação da MP dos Atletas

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO CONFIRMOU PARA A PRÓXIMA SEMANA A VOTAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DA DIREÇÃO DE ENTIDADES ESPORTIVAS.
 
LOC: ATLETAS AFIRMAM QUE O PROJETO TAMBÉM GARANTIRÁ MAIS TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO DE RECURSOS PÚBLICOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter)  O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, recebeu representantes da ONG Atletas do Brasil, para discutir a votação de uma medida provisória, que inclui novas regras de repasse de recursos públicos para entidades esportivas. Segundo a mudança à Lei Pelé, elas só receberão verba pública caso publiquem informações sobre contratos, patrocinadores, direito de imagem e propriedade intelectual, por exemplo. A proposta também limita o mandato de dirigentes das entidades esportistas a quatro anos, permitida apenas uma reeleição. Renan Calheiros confirmou para a próxima semana a votação da medida provisória pelo Plenário do Senado. (Renan) Na próxima semana, vamos votar a 620 e nela está essa oxigenação do esporte.

(Repórter) Um dos representantes da ONG Atletas do Brasil, o ex-jogador Raí, afirmou que as novas regras são moralizadoras ao lembrar que Ricardo Teixeira permaneceu por 23 anos à frente da Confederação Brasileira de Futebol.

(Raí) O principal objetivo é dar mais transparência para a gestão do esporte, profissionalismo, limitação de mandatos, uma série de avanços históricos reivindicados pelo meio esportivo.
 
(Repórter) A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, que foi a relatora da MP na comissão especial, destacou que as mudanças vão garantir o futuro do esporte no país, que sediará as Olimpíadas em 2016, porque os recursos públicos serão bem aplicados.

(Ana Rita) Essa emenda democratiza a aplicação dos recursos públicos nas instituições esportivas. É isso que os esportistas que estão aqui defendem. Mais do que isso é dar transparência à aplicação, mais do que isso, democratiza a eleição dos dirigentes dessas federações, que hoje não têm regras. E o projeto define prazos, que é de 4 em 4 anos, deve haver renovação da direção dessas instituições. 

(Repórter) Tão logo seja aprovada pelo Plenário do Senado, a medida provisória seguirá para a sanção presidencial.
11/09/2013, 07h11 - ATUALIZADO EM 11/09/2013, 07h11
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00