Raupp apresenta relatório de MP que prevê aporte de R$ 15 bilhões ao BNDES — Rádio Senado

Raupp apresenta relatório de MP que prevê aporte de R$ 15 bilhões ao BNDES

LOC: VALDIR RAUPP LÊ RELATÓRIO DA EMEPÊ 618 E COMISSÃO MISTA MARCA VOTAÇÃO PARA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. 

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA INCLUI AUTORIZAÇÃO PARA QUE O TESOURO NACIONAL EMPRESTE 15 BILHÕES DE REAIS PARA O BNDES, BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) O aporte de recursos permite ao BNDES manter suas operações de empréstimo dentro da capacidade financeira do órgão, ou seja, sem por em risco seu capital. Nos últimos quatro anos, o BNDES recebeu, por meio de títulos públicos, injeção de 280 bilhões de reais do Tesouro, valor que não traz impacto ao banco, mas aumenta a dívida pública federal. Por iniciativa do relator, a emepê ganhou artigo que altera o Código Brasileiro de Telecomunicações. A idéia, como explicou Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, é facilitar mudanças no quadro diretivo de empresas de Rádio e Televisão, sem a necessidade de permissão por parte do Poder Executivo: 

(Valdir Raupp) A alteração visa a desburocratização da anuência prévia na modificação de administradores, gerentes e diretores das empresas outorgadas para a prestação de serviços de radiodifusão. 

(Repórter) A emepê também autoriza a união a aumentar em 15 bilhões de reais o capital social da Valec, empresa pública responsável pela construção e exploração de ferrovias. A capitalização tem como objetivo viabilizar a participação da instituição no programa de concessões do setor. O texto prevê ainda ações de cooperação energética com países da América Latina, que poderão receber do Brasil bens caracterizados como inservíveis. Por causa de detalhes que ainda estão sendo negociados com o governo, os senadores concordaram em aprovar pedido de vista coletivo, e voltam a se reunir na manhã da próxima terça-feira para votar a matéria.
11/09/2013, 05h10 - ATUALIZADO EM 11/09/2013, 05h10
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00