Senadores deverão dar prioridade à proposta que acaba com voto secreto — Rádio Senado

Senadores deverão dar prioridade à proposta que acaba com voto secreto

LOC: OS SENADORES DEVERÃO DAR PRIORIDADE À PROPOSTA QUE ACABA COM O VOTO SECRETO NO CONGRESSO NACIONAL. 

LOC: MAS RENAN CALHEIROS DEFENDE QUE A CÂMARA APROVE LOGO A PEC QUE EXTINGUE O SIGILO NOS CASOS DE CASSAÇÃO DE MANDATO. A REPORTAGEM É DE HÉRIA CHRISTIAN.  

TÉC: A Câmara dos Deputados já enviou para o Senado a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o voto secreto no Legislativo. Segundo a PEC, a eleição para presidentes do Senado e da Câmara, a apreciação de vetos, a cassação de mandato e a indicação de autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal, terão os votos dos parlamentares divulgados. Ao comentar que a PEC do Voto Aberto terá prioridade, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, cobrou dos deputados a aprovação de outra proposta que acaba com o voto secreto nos casos de perda de mandato. Ele lembrou que os senadores mandaram há mais de um ano para a Câmara a PEC do senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná. 

(Renan) O mais razoável seria apreciar primeiro essa proposta porque em oito dias seria promulgada. Essa outra que abre os votos para todos os julgamentos do Legislativo seria apreciada na sequência. Votar a ampliação que ainda não tramitou conclusivamente no Senado não significa dar passo adiante, avançar. 

REPÓRTER: Mas o voto aberto em todas as deliberações do Congresso Nacional é polêmica. O senador Acir Gurgacz do PDT de Rondônia ressaltou que o sigilo em algumas votações resguarda os parlamentares de pressões. 

(Acir) Na votação de autoridades e de vetos deve-se prevalecer o voto secreto para deixar uma total tranquilidade para o parlamentar votar de acordo com sua consciência e a necessidade do País. 

REPÓRTER: Já o senador Pedro Taques do PDT de Mato Grosso defende o fim do voto secreto no Parlamento. 

(Taques) O melhor é a PEC que estende para todos os casos em que o votos é voto secreto. A ideia é que o cidadão precisa saber em quem e como o senador, que é o seu representante aqui, votou. Sou favorável ao voto aberto em todas as circunstâncias. Para ter essa liberdade, entendo que o voto secreto é importante nesses únicos dois casos. 

REPÓRTER: A proposta do voto aberto apenas nos casos de cassação de mandato ainda precisa ser aprovada por uma comissão especial e em dois turnos pelo Plenário da Câmara.
04/09/2013, 12h33 - ATUALIZADO EM 04/09/2013, 12h33
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00