Senadores criticam atos ofensivos contra médicos cubanos — Rádio Senado

Senadores criticam atos ofensivos contra médicos cubanos

LOC: SENADORES CRITICAM ATOS OFENSIVOS CONTRA MÉDICOS CUBANOS. E VANESSA GRAZZIOTIN ANUNCIA REPRESENTAÇÃO CONTRA INTERNAUTA QUE TERIA MANIFESTADO PRECONCEITO EM REDE SOCIAL.

LOC: A SENADORA, QUE É PRESIDENTE DO GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-CUBA, TAMBÉM ASSINOU NOTA DE REPÚDIO CONTRA ATOS DE PRECONCEITO. A REPORTAGEM É DE NILO BAIRROS:
 
(Repórter) Além de presidente do grupo que reúne senadores e deputados amigos de Cuba, Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, é a procuradora especial da Mulher no Senado. E vai usar essa prerrogativa para pedir investigação sobre a suspeita de racismo contra médicos cubanos. Vanessa Grazziotin citou comentário da jornalista Micheline Borges, do Rio Grande do Norte, que afirmou na internet que "as médicas cubanas têm cara de empregada doméstica". Após uma onda de críticas ao comentário, a internauta se desligou da rede social. Mas para Vanessa Grazziotin, ela tem que responder pelo crime de preconceito contra cubanos e empregadas domésticas.
 
(Vanessa Grazziotin) Não pode essa senhora Micheline Borges publicar algo semelhante a isso. Isso é crime pela Constituição brasileira, isso é crime de preconceito. Não basta pedir desculpas. Na minha opinião, ela tem que se explicar perante as leis brasileiras. Vou encaminhar ao Ministério Público. Esse é o papel da procuradora especial da Mulher. Não interessa de onde venha, se de um homem ou de uma mulher, a discriminação. Rep: Outros senadores também criticaram os atos de preconceito, como Aníbal Diniz, do PT do Acre, e o médico Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte. Outro médico, Humberto Costa, do PT pernambucano, classificou o episódio de vergonhoso.
 
(Humberto Costa) Uma coisa que nos envergonhou a todos nós, nordestinos, embora os nordestinos não pensem assim. Feliz será o dia e eu tenho certeza de que não vai demorar, que a maioria dos nossos médicos do Brasil sejam filhos de empregadas domésticas, filhos de pedreiros, sejam filhos do povo. Porque aí eu tenho certeza de que teremos começado a fazer uma grande mudança social no nosso país. 

(Repórter) Os senadores criticaram ainda as vaias e xingamentos de médicos cearenses aos 79 cubanos que iniciaram treinamento para o Programa Mais Médicos na última terça-feira em Fortaleza. Os manifestantes, ligados ao conselho de médicos do estado, chamaram os colegas cubanos de escravos e incompetentes.
28/08/2013, 06h34 - ATUALIZADO EM 28/08/2013, 06h34
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00