Senado aprova criação da região integrada do cariri-araripe — Rádio Senado

Senado aprova criação da região integrada do cariri-araripe

LOC: O SENADO APROVOU UM PROJETO QUE PODE BENEFICIAR UM MILHÃO E MEIO DE PESSOAS EM 70 CIDADES DE QUATRO ESTADOS NORDESTINOS. 

LOC: A PROPOSTA AUTORIZA A UNIÃO A CRIAR A REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DO CARIRI-ARARIPE. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER. 

Téc: (BG/música voz Fagner – A vida aqui só é ruim/Quando não chove no chão/Mas se chove dá de tudo/Fartura tem de porção/Tomara que chova logo/Tomara meu Deus tomara/Só deixo o meu Cariri/No último pau-de-arara/Só deixo o meu Cariri/No último pau-de-arara) A voz de Fagner e os versos de José Guimarães, Corumbá e Venâncio revelam as dificuldades da vida no sertão, mas apostam em dias melhores. Com um milhão e meio de habitantes e espalhada por quatro estados, a região do Cariri conta com uma grande riqueza natural, sítios paleontológicos, áreas de proteção ambiental e uma importante vida cultural, artística e religiosa. Por outro lado, sofre com o desemprego, a violência, a baixa escolaridade e a degradação ambiental. Para tentar reverter este cenário e melhorar a qualidade de vida da população, os senadores aprovaram um projeto que autoriza a criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe. A proposta do senador cearense Inácio Arruda, do PC do B, beneficia 70 municípios de Pernambuco, do Piauí, da Paraíba e do Ceará. Entre as cidades, estão Juazeiro do Norte, Cajazeiras, Exu e Bodocó. O texto prevê o trabalho conjunto dos governos federal, estaduais e municipais, além do repasse de verbas, redução de impostos e a liberação de empréstimos para programas e projetos. Para o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, a iniciativa é fundamental para permitir o desenvolvimento e a redução das desigualdades regionais, um objetivo previsto na Constituição. 

(Cícero Lucena) Sem os instrumentos fiscais e creditícios franqueados a partir da dicção constitucional, e sem uma especial ação federal, em coordenação com os quatro Estados abrangidos, a região do Cariri-Araripe não conseguirá atingir seus ideais de prosperidade e desenvolvimento econômico, humano e ambiental 

(Repórter) O projeto deve ser encaminhado agora para a Câmara dos Deputados.
28/08/2013, 08h56 - ATUALIZADO EM 28/08/2013, 08h56
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00