Dilma se compromete em combater violência contra mulheres — Rádio Senado

Dilma se compromete em combater violência contra mulheres

LOC: EM SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL, A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SE COMPROMETEU EM COMBATER A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO CONFIRMOU PARA ESTA SEMANA A VOTAÇÃO DE QUATORZE PROJETOS SUGERIDOS PELA CPMI QUE INVESTIGOU A OMISSÃO COM A LEI MARIA DA PENHA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: A presidente Dilma Rousseff recebeu do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, e da deputada Jô Moraes, do PC do B mineiro, e da senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, presidente e relatora da CPMI da Violência contra as mulheres, o relatório final. O documento com mais de mil páginas, resultado de um ano e meio de investigações, revelou a omissão do Poder Público na aplicação da Lei Maria da Penha. Entre os problemas estão a falta de delegacias e juizados especializados, de advogados públicos e ainda de abrigo para as vítimas da violência doméstica. Ao receber o relatório, a presidente Dilma se comprometeu em cumprir com as recomendações feitas pela CPI. 

(Dilma) Assumo o compromisso de utilizar os subsídios concretos contidos nesse relatório para aprimorar políticas e para combater de forma efetiva a violência contra as mulheres. Reitero a disposição do governo para o aprimoramento da legislação no fortalecimento do aparato de repressão da violência contra a mulher e na ampliação e humanização da estrutura de acolhimento e de proteção à mulher vítima da violência. 

REP: Depois de ouvir a presidente Dilma, a relatora da CPI se disse confiante de que as recomendações, como a ampliação de recursos e de estrutura de atendimento, sairão do papel. 

(Ana) Ela reafirmou o compromisso do governo de continuar trabalhando pela igualdade de gênero e assumiu o compromisso de colocar em prática as recomendações propostas no relatório. 

REP: O presidente do Senado confirmou para esta semana a votação dos 14 projetos sugeridos pela CPI da Violência contra a Mulher. 

(Renan) O texto propõe 13 projetos de lei e um projeto de resolução para fortalecer o enfrentamento da violência contra a mulher. Todos eles sem exceção serão votados ainda nesta semana entre quarta e quinta-feira no Senado. Eles propõem modificação à Lei Maria da Penha e alteram o Código Penal para definir o feminicídio como qualificador do crime de homicídio. 

REP: Entre os projetos estão o que aumenta a pena para a violência contra as mulheres e o que cria um fundo destinado a ações de acolhimento das vítimas de violência.
27/08/2013, 04h10 - ATUALIZADO EM 27/08/2013, 04h10
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00