CRE discute futuro do Mercosul com empresários exportadores — Rádio Senado

CRE discute futuro do Mercosul com empresários exportadores

LOC: O FUTURO DO MERCOSUL E DA POLÍTICA EXTERIOR ECONÔMICA DE NOSSO PAÍS CONTINUA DIVERGINDO PONTOS DE VISTA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO.

LOC: ESTE ASSUNTO FOI DISCUTIDO DESTA VEZ COM REPRESENTANTES DO GRANDE SETOR PRIVADO DE NOSSO PAÍS. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

TEC: O futuro do Mercosul e os rumos dos acordos comerciais brasileiros preocupam os empresários exportadores. O assunto foi discutido na Comissão de Relações Exteriores do Senado com representantes da FIESP, da Confederação Nacional da Indústria e da Confederação Nacional da Agricultura. Eles reconheceram a importância do Mercosul e o seu papel para que aumentasse a exportação de produtos industrializados. Mas estes setores manifestaram preocupação com o atual momento. Os empresários enxergam grandes mudanças no cenário econômico mundial, com a integração de Blocos comerciais através de acordos bilaterais, enquanto o Brasil estaria a reboque de políticas muito protecionistas praticadas principalmente por Argentina e Venezuela. Apesar disso, o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, aposta no fortalecimento da união regional.

(ROBERTO REQUIÃO): Nós não temos nenhuma condição de fazer um acordo comercial bilateral com a União Européia. Porque o desespero deles é colocar os seus produtos no mundo. E evidentemente que o único mercado disponível é o nosso. O que nós vamos sofrer daqui pra frente em função do esforço de recuperação dos Estados Unidos, da Inglaterra. A China tá se preocupando um pouco com o mercado interno e pensando em exportar. A mesma coisa o Japão. Que acordo bilateral nós vamos conseguir fazer com estes países?

(REPÓRTER): O alto representante do Mercosul, o embaixador Ivan Ramalho, lembrou que mais 4 países negociam a entrada no Bloco comercial: Equador, Bolívia, Suriname e Guiana. Já o representante da FIESP, o economista Roberto Gianetti, defendeu uma maior integração do Brasil no comércio mundial.

(ROBERTO GIANETTI): Hoje nós temos um déficit de 100, repito, 100 bilhões de dólares na balança de manufaturados. Então a nossa decadência na competitividade industrial é absolutamente gigantesca. Nós não recebemos o pagamento das exportações. Nós temos uma lista da Venezuela, temos mais de 50 empresas brasileiras hoje com mais de 1 milhão de dólares pra receber da Venezuela. Exportar e não receber é outro problema. Eles infelizmente são parceiros complicados.

(REPÓRTER): Apesar dos problemas conjunturais e estruturais, as exportações brasileiras para o Mercosul cresceram 4% no primeiro semestre. Apenas para a Argentina o aumento foi de 9%. As vendas de produtos brasileiros para os outros países do Bloco somaram 256 bilhões de dólares em 2012, e o Mercosul atraiu 84 bilhões de dólares de investimentos externos no ano passado.
20/08/2013, 06h46 - ATUALIZADO EM 20/08/2013, 06h46
Duração de áudio: 02:41
Ao vivo
00:0000:00