CAE quer ampliar de 21 para 28 anos idade dos dependentes no IR — Rádio Senado

CAE quer ampliar de 21 para 28 anos idade dos dependentes no IR

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS QUER AMPLIAR DE 21 PARA 28 ANOS A IDADE DOS DEPENDENTES NO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: PROJETO NESSE SENTIDO FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA, E SEGUE PARA A ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) Os contribuintes podem deduzir hoje do imposto de renda um valor para cada dependente até 21 anos de idade. As despesas com educação e saúde dos dependentes também podem ser abatidas. O projeto de lei aprovado no Senado aumenta para 28 anos a idade para que alguém possa ser considerado dependente. O senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, disse que a intenção da proposta é adequar a legislação aos tempos modernos. 

(Francisco Dornelles) a mudança de paradigmas de expectativa de vida e a maior necessidade de especialização para que um indivíduo possa competir no mercado de trabalho. A proposta seria uma decorrência lógica da evolução social que retém os jovens por mais tempo sob a dependência econômica dos seus pais ou mantenedores. 

(Repórter) Caso estejam cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau, os filhos, enteados, irmãos, netos ou bisnetos poderão ser considerados dependentes até os 32 anos de idade.
20/08/2013, 04h52 - ATUALIZADO EM 20/08/2013, 04h52
Duração de áudio: 00:57
Ao vivo
00:0000:00