Senado lembra os dez anos da morte de Sérgio Vieira de Mello — Rádio Senado

Senado lembra os dez anos da morte de Sérgio Vieira de Mello

LOC: O SENADO HOMENAGEOU NESTA SEGUNDA-FEIRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO. 

LOC: O BRASILEIRO, QUE FOI ALTO COMISSÁRIO DA ONU, MORREU HÁ DEZ ANOS, VÍTIMA DE UM ATENTADO TERRORISTA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Há dez anos, o Brasil viveu a tristeza de saber que entre as vítimas fatais do ataque terrorista à sede da ONU, em Bagdá, no Iraque, estava Sérgio Vieira de Mello. Funcionário das Nações Unidas, Sérgio Vieira era especialista em atuar em regiões de conflitos, como Bangladesh, Camboja, Líbano, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Ruanda e Timor-Leste. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, e que propôs a homenagem da Comissão de Relações Exteriores a Sérgio de Mello, lembrou a luta do brasileiro pela paz. 

(Eduardo Suplicy) Carismático, empreendedor, otimista, Sérgio Vieira de Mello, um apóstolo da busca da justiça, para que então possa acontecer a paz, foi um alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos, que dedicou a vida ao trabalho em prol de uma solução para situações de genocídio, êxodos e todo tipo de conflitos. 

(Repórter) A viúva de Sérgio Vieira de Mello, Carolina Larriera, também destacou o interesse do brasileiro pela paz e a redução das desigualdades. 

(Carollina Larriera) Se Sérgio hoje estaria vivo, ele estaria extremamente orgulhoso de conhecer por exemplo, uma cidade como o Rio de Janeiro pacificada, segura, e onde tantas as diferenças que marcavam os anos 60, quando ele era adolescente, tem sido superadas. 

(Repórter) O atentado que matou Sérgio Vieira de Mello tirou as vidas de outras 21 pessoas. Cerca de 150 ficaram machucadas.
19/08/2013, 08h38 - ATUALIZADO EM 19/08/2013, 08h38
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00