Copa do Mundo é boa oportunidade para gerar empregos, diz ministro — Rádio Senado

Copa do Mundo é boa oportunidade para gerar empregos, diz ministro

LOC: A COPA DO MUNDO EM 2014 VAI SER UMA BOA OPORTUNIDADE PARA A GERAÇÃO DE EMPREGOS E DE MELHORIA DA INFRAESTRUTURA PARA O PAÍS.  

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA NESTA TERÇA-FEIRA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O MINISTRO DO ESPORTE, ALDO REBELO, NA SUBCOMISSÃO DO SENADO QUE ACOMPANHA A ORGANIZAÇÃO DO MUNDIAL DE FUTEBOL. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Durante a reunião o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fez questão de citar estudos independentes, feitos por grandes instituições privadas como a norte-americana Ernst & Young, que prevêem a geração de cerca de 3 milhões de empregos em virtude das obras, aumento do turismo e outros fatores relacionados à organização do Mundial. Aldo também disse que algumas das novas arenas mais criticadas, como as de Natal e Brasília, serão positivas. 

(ALDO REBELO): No Rio Grande do Norte onde uma parte da imprensa desinformada do sul e do sudeste, que conhece mais Miami do que o nordeste do Brasil, chamam de elefante branco a arena do Rio Grande do Norte sem nunca ter ido ao Rio Grande do Norte, o espaço interno da Arena das Dunas está sendo negociado pelo melhor preço de Natal. 

(REPÓRTER): O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, também acredita que a organização do Mundial trará efeitos positivos. Principalmente em relação a obras de mobilidade urbana, modernização de aeroportos e melhoria da infra-estrutura turística na maioria das cidades que vão sediar os jogos. 

(VALDIR RAUPP): Eu pediria que o Governo fizesse, o Ministério fizesse uma mídia pra população entender que estas obras não são apenas para a Copa do Mundo. São obras importantes de infra-estrutura nos grandes centros do país que vão ficar servindo pela vida toda, pro crescimento do nosso país. 

(REPÓRTER): O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, afirmou que a capital de seu Estado, Cuiabá, por enquanto vem sofrendo com grandes engarrafamentos, mas que sairá ganhando quando as obras terminarem. O presidente da Comissão, senador Sergio Souza do PMDB do Paraná, demonstrou preocupação em relação à organização da Copa e ao cumprimento dos prazos na realização de obras e novos estádios. Mas citou números positivos da Embratur relacionados ao evento-teste, a Copa das Confederações. 

(SERGIO SOUZA): A Copa das Confederações gerou com o turismo estrangeiro 740 milhões ao país. 90% dos turistas declararam a vontade de retornar ao Brasil para a Copa do Mundo em 2014. A satisfação em relação ao preço dos serviços prestados: 74,6% avaliaram positivamente os resultados. 71,5% os serviços de táxi, 61,1% o transporte público e 62,8 % aprovou o preço dos ingressos. 

(REPÓRTER): Apesar destes aspectos positivos relacionados à Copa, o ministro Aldo Rebelo ressaltou que o Governo está consciente em relação ao que considera males históricos de nosso país, como questões relacionadas à corrupção, à má gestão e ao excesso de burocracia, e estimulou a sociedade e os órgãos de controle a manterem a fiscalização rigorosa em relação a qualquer investimento público relacionado ao Mundial.
13/08/2013, 01h16 - ATUALIZADO EM 13/08/2013, 01h16
Duração de áudio: 02:47
Ao vivo
00:0000:00