Sessão marca 25 anos de fundação da União Brasileira de Mulheres — Rádio Senado

Sessão marca 25 anos de fundação da União Brasileira de Mulheres

LOC: UMA SESSÃO DE HOMENAGEM DO CONGRESSO NACIONAL MARCOU OS 25 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES.

LOC: A ENTIDADE FOI CRIADA EM 1988 A PARTIR DA ATUAÇÃO DE MULHERES QUE PEDIAM IGUALDADE E GARANTIAS PARA A ATUAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, abriu a sessão de homenagem aos vinte e cinco anos de fundação da UBM, a União Brasileira de Mulheres, lembrando que, apesar de ser a maioria da população brasileira, as mulheres ainda não alcançaram a igualdade. 

(Renan Calheiros) Mas Ao falar em igualdade há como todos sabem um longo caminho a percorrer, embora seja maioria do eleitorado, elas ainda não alcançaram igual representação nas instancias políticas. 

(Ana) A primeira presidente da entidade, a deputada federal Jô Moraes, do PC do B de Minas Gerais, lamentou a reduzida presença feminina no parlamento, com doze por cento dos assentos do Senado e oito por cento das cadeiras da Câmara dos Deputados. 

(Jô Moraes) Nós que vivemos neste país de tanta participação feminina de tão grandiosa coragem nós chegamos num momento em que a média da America latina é de vinte por cento de representação nós no Brasil, temos doze por cento no senado e oito virgula sete por cento na CD. Essa invisibilidade política é absolutamente inexplicável. 

(Repórter) Para a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, autora do pedido da homenagem no Senado, a democracia só vai se consolidar no país quando houver direitos iguais entre homens e mulheres. 

(Vanessa Grazziotin) Estar aqui comemorando os vinte e cinco anos da união brasileira de mulheres é estar comemorando a própria luta emancipacionista das mulheres. Porque jamais poderemos dizer que vivemos numa democracia se a mulher não tiver presença garantida em todos os espaços reservados a humanidade, enquanto isso não acontecer não podemos dizer que vivemos numa democracia. 

(Repórter) As bandeiras da UBM para ampliar a participação feminina na política, entre elas o financiamento público de campanha e as listas de candidatos com alternância marcaram os discursos de todas as homenageadas.
12/08/2013, 02h11 - ATUALIZADO EM 12/08/2013, 02h11
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00