Comissão inicia análise da MP que exige doutorado para professores — Rádio Senado

Comissão inicia análise da MP que exige doutorado para professores

LOC: A COMISSÃO MISTA CRIADA PARA ANALISAR A EMEPÊ QUE RESTABELECE A EXIGÊNCIA DE DOUTORADO PARA PROFESSORES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS INICIOU NESTA QUARTA-FEIRA A ANÁLISE DA PROPOSTA. 

LOC: O RELATOR, DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO, DO PSD DE SÃO PAULO, APRESENTOU SUAS CONCLUSÕES MAS A VOTAÇÃO DEVE ACONTECER NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) Uma lei excluiu, em dezembro do ano passado, a exigência de doutorado para a contratação de professores de instituições federais de ensino superior. O governo editou uma medida provisória para incluir o título de doutor como pré-requisito para o ingresso na carreira. A emepê prevê exceções: quando houver carência de docentes com doutorado em determinada área do conhecimento ou em determinada localidade. O relator da medida provisória 614, deputado Roberto Santiago, do PSD de São Paulo, propôs ainda algumas alterações, segundo ele, para estimular os pesquisadores e incentivar as fundações de apoio à pesquisa e a iniciativa privada a celebrarem convênios com universidades, faculdades, escolas, centros de educação tecnológica e institutos federais de ensino superior. 

(Roberto Santiago) Se o país quiser trabalhar no sentido de desenvolvimento tecnológica as fundações de apoio são fundamentais para isso, não só nas parcerias com o setor público mas nas privadas, e fundamental nas parcerias privadas. Portanto a gente avança muito nisso, a gente estabelece critérios que facilitam a vida das fundações de apoio nessa relação com as empresas privadas. 

(Repórter) O texto também muda nomenclaturas e detalhes das carreiras do magistério federal. O relatório do deputado Roberto Santiago deve ser votado na próxima terça-feira.
07/08/2013, 07h41 - ATUALIZADO EM 07/08/2013, 07h41
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00