Senadores esperam que temas cobrados nas ruas continuem na pauta — Rádio Senado

Senadores esperam que temas cobrados nas ruas continuem na pauta

LOC: SENADORES ESPERAM QUE O CONGRESSO NACIONAL MANTENHA NA PAUTA TEMAS DA CHAMADA AGENDA DAS RUAS. 

LOC: ENTRE AS PRIORIDADES DEFENDIDAS PARA AGOSTO ESTÃO O FIM DO VOTO SECRETO E A CASSAÇÃO DE MANDATO DE POLÍTICO CONDENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, deve se reunir com os líderes partidários nos próximos dias para discutir a pauta de votações do segundo semestre. O líder do PSOL, senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, espera que o Plenário continue discutindo os projetos que atendam às demandas apresentadas nas manifestações de junho. Em resposta às ruas, os senadores aprovaram o projeto que transforma corrupção em crime hediondo e que responsabiliza também as empresas que adotarem a prática e o que exige ficha-limpa para a os servidores públicos concursados ou indicados para cargos no governo. Também foram enviadas à Câmara a proposta que reduz o número de suplentes de senador e a que tipifica penalmente as organizações criminosas. Randolfe Rodrigues citou uma lista de projetos que vai sugerir para serem apreciados no segundo semestre. 

(Randolfe) Espero que no retorno do período legislativo continuemos neste pique, nesta dinâmica. Temos que votar o fim do voto secreto em todos os âmbitos e a Proposta de Emenda Constitucional nº 18, que assegura que aquele parlamentar que for condenado perde automaticamente o mandato. Temos que votar as propostas que tramitam sobre a tarifa do transporte coletivo. É fundamental darmos continuidade à pauta de votação dessas matérias. 

REP: O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, confirmou a disposição dos presidentes da Casa, Renan Calheiros, e da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, de darem continuidade à chamada agenda positiva. 

(Jorge) Penso que o presidente Renan e o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, estão procurando de alguma maneira fazer uma sintonização da nossa agenda aqui com a agenda pública. Acho que só temos a ganhar com isso, principalmente, trazendo de volta o respeito da sociedade para nossa Casa, que é o Congresso. 

REP: O Plenário deve votar em agosto a Proposta de Emenda à Constituição que prevê a demissão de juízes e promotores condenados por corrupção no lugar da aposentadoria compulsória.
29/07/2013, 02h18 - ATUALIZADO EM 29/07/2013, 02h18
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00