Senado aprova proposta para acelerar implantação das ZPE's — Rádio Senado

Senado aprova proposta para acelerar implantação das ZPE's

LOC: O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO QUE ACELERA A IMPLANTAÇÃO DAS ZPE’S, AS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO.  

LOC: AS ZPE’S SÃO DISTRITOS ONDE SE INSTALAM EMPRESAS VOLTADAS PARA A PRODUÇÃO DE BENS QUE VÃO SER COMERCIALIZADOS NO EXTERIOR. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(REPÓRTER) Em 1998, um decreto lei criou o regime especial para o funcionamento no Brasil das Zonas de Processamento de Exportação. Foram autorizadas 24 ZPEs, mas, segundo a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, nenhuma delas começou a funcionar. Em algumas, falta infraestrutura; outras estão pendentes de habite-se e documentos oficiais. Para destravar o setor, a senadora Lídice da Mata apresentou um projeto que amplia o conceito da ZPE e agiliza a instalação dessas unidades. Uma das propostas é que as zonas de processamento de exportação possam vender até 40 por cento de seus produtos para o mercado interno. Prevê ainda que pode chegar a até 50% da produção, desde que seja em atividades de desenvolvimento de software ou de prestação de serviços de tecnologia da informação. Atualmente, como disse a senadora Lídice da Mata, esse índice é de 20 por cento.  

(LÍDICE DA MATA) O que nós pretendemos é aumentar a industrialização do Norte e do Nordeste brasileiro com uma cota maior para a exportação do nosso país e permitindo também com um estímulo que aumente um pouco a cota de venda no consumo interno de cada um de nossos estados. 

(REPÓRTER) Segundo o relator do projeto, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, enquanto não há ZPEs em funcionamento no Brasil, são três mil e quinhentos no mundo, que geram 68 milhões de empregos. O projeto que regulamenta as Zonas de Processamento de Exportação vai ser analisado agora pela Câmara dos Deputados.
09/07/2013, 06h37 - ATUALIZADO EM 09/07/2013, 06h37
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00