Comissão debate criação da Universidade Federal do Sul da Bahia — Rádio Senado

Comissão debate criação da Universidade Federal do Sul da Bahia

LOC: GARANTIR QUE O JOVEM DAS CIDADES PEQUENAS TAMBÉM TENHA A CHANCE DE CURSAR A UNIVERSIDADE PÚBLICA. 

LOC: ESTE FOI UM DOS OBJETIVOS QUE MOTIVOU A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. O MODELO DE IMPLANTAÇÃO DA NOVA INSTITUIÇÃO FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NESTA TERÇA FEIRA. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: O modelo pedagógico da universidade federal do sul da Bahia é inovador e vai permitir que o estudante primeiro ingresse na universidade e faça disciplinas comuns e só depois de dois anos escolha a carreira na qual pretende se graduar. O sistema é conhecido como bacharelado interdisciplinar e já funciona em diversos países. A Universidade Federal do Sul da Bahia, vai oferecer aulas nos 48 municípios da região, como explica o reitor Naomar Monteiro 

(Naomar Monteiro) Permitir que a entrada no bacharelado interdisciplinar se de pelos colégios universitários através do Enem e os colégios universitários são unidades descentralizadas. 

(REPÓRTER) a sede da universidade será em Itabuna, com mais dois campi nas cidades de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, além dos colégios universitários em outros municípios, onde os alunos terão aulas presenciais e virtuais nos primeiros anos. O representante do Ministério da Educação, Antonio Simões Silva, explica que a ideia é expandir o modelo para outras regiões brasileiras. 

(Antonio Simões Silva)  Se nos conseguirmos com esse projeto como esse que interioriza a universidade e vai na base da juventude, dando certo podemos fazer com que ele se propague pro Brasil inteiro. 

(REPÓRTER) A senadora Lídice da Matta, do PSB da Bahia, explicou que o modelo vai ajudar a colocar fim a um problema do estado, que é o deslocamento de mão de obra qualificada do interior para a capital. 

(Lidice da Matta) Todos nos que chegamos na universidade e saímos da do interior todos nos fomos pra Salvador. A maior parte da população que vai pra Salvador fazer universidade não retorna para sua região. 

(REPÓRTER) a expectativa do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia é iniciar as atividades acadêmicas no dia 8 de setembro de 2014.
03/07/2013, 02h34 - ATUALIZADO EM 03/07/2013, 02h34
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00