Financiamento privado de campanha pode ser proibido — Rádio Senado

Financiamento privado de campanha pode ser proibido

LOC: A DOAÇÃO DE DINHEIRO OU SERVIÇOS A PARTIDOS POLÍTICOS OU A CANDIDATOS PODE SER PROIBIDA. 

LOC: ISSO SE O CONGRESSO NACIONAL APROVAR UM PROJETO APRESENTADO PELO SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O projeto do senador Jorge Viana muda a lei que estabelece as regras eleitorais no seu artigo 24, que traz a lista das entidades ou organizações proibidas de doar dinheiro para partidos ou candidatos. O senador do PT do Acre acrescenta ao rol de proibições as doações de pessoas jurídicas. Jorge Viana argumenta ser preciso acabar com a percepção dos brasileiros de que eleições são sinônimo de corrupção. Ele avalia que impedir as doações das empresas para o financiamento das campanhas proporciona um processo eleitoral mais transparente. 

(Jorge Viana) E não teremos de volta o respeito do cidadão com o processo de eleição, que é a base da nossa democracia, que foi conquistado pelo nosso povo, se nós não tirarmos o poderio econômico das eleições. Aí eu quero ver. Cada um que apresente suas propostas. Os partidos cartoriais, certamente, desaparecerão. Os partidos que têm compromisso, que têm projeto para o País, para a nossa sociedade sobreviverão. 

(Repórter) O senador Jorge Viana disse que pretende apresentar novas propostas para a reforma política. O projeto que veda a doação de dinheiro de pessoas jurídicas a candidatos o partidos vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.
02/07/2013, 05h06 - ATUALIZADO EM 02/07/2013, 05h06
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00