Senado deve votar PEC que prevê serviço obrigatório para profissionais de saúde — Rádio Senado

Senado deve votar PEC que prevê serviço obrigatório para profissionais de saúde

LOC: O SENADO DEVE VOTAR EM BREVE A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE PREVÊ O SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE FORMADOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS, OU QUE RECEBERAM FINANCIAMENTO DO GOVERNO PARA CONCLUIR SEUS ESTUDOS. 

LOC: A MATÉRIA JÁ FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, E ENCAMINHADA AO PLENÁRIO. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

TÉC: A PEC é de autoria do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco. A obrigatoriedade do serviço civil deve valer para os recém-graduados nos cursos da área de saúde em instituições públicas, e também para aqueles que tiverem recebido financiamento público para concluir sua formação. A ideia é que esses profissionais prestem serviços remunerados, por tempo a ser definido em lei, nas regiões mais carentes do país, como periferias das grandes cidades e municípios do interior. Para o senador Humberto Costa, além de permitir uma melhor capacitação desses profissionais recém-saídos da faculdade a iniciativa vai beneficiar a população dessas regiões. 

(HUMBERTO COSTA) Nada mais justo. Se um médico, se um profissional de saúde tem a sua formação custeada pelo Estado, numa universidade pública ou pelo Prouni, sendo financiado pelo setor público, nada mais justo que ele possa dar à sociedade uma contrapartida com o seu trabalho. Isso não seria feito gratuitamente, seria feito recebendo uma compensação, um salário adequado e justo. 

(Celso) A matéria teve como relator o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas.
27/06/2013, 01h41 - ATUALIZADO EM 27/06/2013, 01h41
Duração de áudio: 01:12
Ao vivo
00:0000:00