Segue para Câmara projeto que torna corrupção crime hediondo — Rádio Senado

Segue para Câmara projeto que torna corrupção crime hediondo

LOC: A CORRUPÇÃO PODE SE TORNAR CRIME HEDIONDO. 

LOC: É O QUE ESTABELECE A PROPOSTA DO SENADOR PEDRO TAQUES, DO PDT DE MATO GROSSO, APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA, PELO SENADO. O PROJETO SEGUE PARA VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) A proposta torna as corrupções ativa, passiva, peculato e concussão, que é quando se exige vantagens ou dinheiro em troca de algum serviço, crimes hediondos. O senador Pedro Taques explicou ser preciso aumentar a punição para esses atos, uma vez que atingem muitas pessoas. 

(Pedro Taques) Qual é a vantagem nisso? A corrupção terá a pena mais alta. O cidadão condenado ficará mais tempo preso. A corrupção é um crime nojento e hediondo, que mata pessoas nas estradas e na porta dos hospitais. 

(Repórter) O projeto também prevê penas maiores para os crimes relacionados à corrupção, que passam a ser de até dezesseis anos de prisão. O objetivo, como disse o senador Pedro Taques, é assegurar que os condenados efetivamente paguem por suas ações delituosas em regime fechado. 

(Pedro Taques) Sabemos que não é a quantidade de pena que evita que o cidadão cometa o crime, mas a certeza de que será punido. Hoje no Brasil, pouquíssimas pessoas, você pode contar nos dedos, estão presas por corrupção. Ao meu juízo, isso é um absurdo. Não interessa a pena, se o crime for grave, o cidadão deve sim ficar preso. 

(Repórter) Durante a discussão da proposta no plenário do Senado, foi acatada uma emenda apresentada pelo senador José Sarney, do PMDB do Amapá, que acrescenta o homicídio simples como crime hediondo. A votação do projeto que muda o Código Penal é uma resposta do Senado às manifestações populares, que pedem o fim da corrupção.
26/06/2013, 06h22 - ATUALIZADO EM 26/06/2013, 06h22
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00