Redução de ministérios não tem consenso entre senadores — Rádio Senado

Redução de ministérios não tem consenso entre senadores

LOC: A PROPOSTA LANÇADA PELO PRESIDENTE DO SENADO DE REDUZIR O NÚMERO DE MINISTÉRIOS PARA AUMENTAR OS GASTOS NA ÁREA SOCIAL NÃO TEM CONSENSO ENTRE OS DEMAIS SENADORES. 

LOC: ENQUANTO ALGUNS CONSIDERAM ESTRUTURA COM 39 PASTAS EXAGERADA, OUTROS AFIRMAM QUE QUADRO É PROPORCIONAL ÀS DIMENSÕES DO BRASIL. REPÓRTER SERGIO VIEIRA.  

TÉC: Durante o pronunciamento em que lançou uma agenda propositiva para o Senado até o final do primeiro semestre, o presidente da Casa, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, defendeu redução no número de Ministérios no Governo Federal, que hoje soma 39 pastas. 

(RENAN CALHEIROS): Estaremos favoráveis a qualquer decisão no sentido de reduzir o número de Ministérios para que os recursos economizados sejam redirecionados para educação, saúde, transporte e segurança pública. 

(REP): Também o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, declarou ser favorável à medida. Já o líder do Governo no Congresso, senador José Pimentel, do PT do Ceará, afirmou que o número de Ministérios foi fixado em 34 em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, e que a estrutura governamental brasileira não seria tão inchada. 

(JOSE PIMENTEL): O Governo da época fixou em 34 Ministérios, portanto este tema está muito mais vinculado a um país que é o 5º. país do mundo em população e em extensão territorial, e é a 6ª. potência econômica no planeta. Os outros países têm também um quadro de Ministérios muito próximo do que nós temos aqui no Brasil. 

(REP): O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, de Rondônia, considera absurda a atual estrutura da administração federal. 

(VALDIR RAUPP): Acho que é um absurdo o Brasil ter 39 Ministérios. Eu fiz até um levantamento no mundo e a Alemanha por exemplo hoje são 14 Ministérios. Estados Unidos são 17. Tudo varia entre 13 a 20. É muito difícil encontrar um país no mundo que tenha mais de 20 Ministérios. 

(REP): Já o líder do Democratas, senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, apoiou a redução do número de Ministérios, o que, no entender dele, tornaria a gestão mais dinâmica. 

(JOSE AGRIPINO): Um governo que tem 39 Ministérios é um Governo que não despacha com os Ministros. É impossível você despachar com 39 Ministros. Então você retalha o Governo pra fazer atendimentos políticos de qualidade duvidosa. 

(REP): Mais do que uma necessidade, a redução do número de Ministérios ainda conta com o apoio da sociedade, destacou o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás. 

(CYRO MIRANDA): Este é um dos clamores da sociedade. Você não precisa mais do que a metade dos Ministérios, como também os 22 mil funcionários contratados é um exagero. Isto está sendo pra atender Partidos. 

(REP): Para o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, o país gasta muito mais rolando as dívidas. 

(RANDOLFE RODRIGUES): 50% do Orçamento da União comprometido com a dívida pública. O debate não é reduzir gastos, o debate é ampliar investimentos. O debate é investimento em educação e saúde. Isso são eufemismos que têm sido utilizados para não ampliarem investimentos em educação e saúde. 

(REP): Na prática, a estrutura do governo federal é formada, hoje, por 24 ministérios e dez secretarias e cinco organismos com status de ministério.
26/06/2013, 02h59 - ATUALIZADO EM 26/06/2013, 02h59
Duração de áudio: 02:59
Ao vivo
00:0000:00