Luís Roberto Barroso toma posse nesta quarta como ministro do STF — Rádio Senado

Luís Roberto Barroso toma posse nesta quarta como ministro do STF

LOC: QUARTO INDICADO AO STF PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, O ADVOGADO CONSTITUCIONALISTA LUÍS ROBERTO BARROSO TOMA POSSE NESTA QUARTA-FEIRA COMO NOVO MINISTRO. 

LOC: AO SER SABATINADO POR MAIS DE SETE HORAS NO SENADO NO INÍCIO DO MÊS, BARROSO DEFENDEU RECENTES DECISÕES ADOTADAS PELO STF SOBRE TEMAS POLÊMICOS NÃO PREVISTOS NA LEGISLAÇÃO. 

TÉC: O procurador Luís Roberto Barroso foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para substituir o ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente em novembro do ano passado. Desde então, o Supremo Tribunal Federal funciona com apenas dez magistrados, um dos mais longos períodos para uma sucessão de um ministro da mais alta corte do País. No Senado, quem relatou a indicação dele foi o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, que disse que o jurista tem todas as condições para ocupar uma cadeira no tribunal. 

(Vital do Rego) Debruçado no seu currículo, analisando o seu blog e o seu sítio na Internet, eu pude ver a amplitude dos seus conceitos e do seu conhecimento jurídico, constitucional, de formação humana, conceitos cristãos, conceitos morais, conceitos éticos e fiquei vivamente impressionado com a figura do Dr. Luís Roberto Barroso. 

(REPÓRTER) Barroso foi elogiado pelos senadores quando, no início de junho, foi sabatinado na Casa. Os parlamentares questionaram, no entanto, a atuação dele como advogado de causas de grande repercussão nacional. Entre elas, a defesa do italiano Cesare Battisti; da união civil gay; da possibilidade de aborto de fetos anencéfalos; e contra a Lei dos royalties do petróleo. Barroso reafirmou suas posições e disse que a diversidade deve ser a marca do mundo contemporâneo. Também destacou que os tribunais devem proteger o direito das minorias. 

(Barroso) Mulheres, negros, as minorias precisam de tribunais evidentemente o Congresso é a Casa das maiorias e você não consegue fazer valer a agenda das minorias. 

(REPÓRTER) Barroso é o quarto ministro nomeado por Dilma. Antes dele, tomaram posse Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki.
26/06/2013, 01h26 - ATUALIZADO EM 26/06/2013, 01h26
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00