Senadores cobram medidas concretas de Dilma para atender anseios — Rádio Senado

Senadores cobram medidas concretas de Dilma para atender anseios

LOC: SENADORES ELOGIAM DECISÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DE FAZER PRONUNCIAMENTO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES. 

LOC: MAS COBRAM MEDIDAS CONCRETAS QUE ATENDAM ÀS DEMANDAS APRESENTADAS NOS PROTESTOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Na última semana, os senadores fizeram apelos para que a presidente Dilma Rousseff falasse publicamente sobre as manifestações ocorridas em várias cidades. Em cadeia nacional de rádio e televisão na sexta-feira à noite, ela defendeu os protestos, mas condenou a violência e o vandalismo. A presidente anunciou uma reunião com governadores e prefeitos para discutir a qualidade dos serviços públicos. Disse que vai se encontrar com os presidentes do Legislativo e do Judiciário para pedir a votação da Reforma Política e do projeto que destina 100% dos royalties do petróleo para a educação. Confirmou encontros com os manifestantes para ouvir as reivindicações. Ainda no pronunciamento, Dilma confirmou a contratação de médicos estrangeiros. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que fez a vigília na semana passada, elogiou a atitude da presidente Dilma, mas avaliou que o pronunciamento ainda é um protocolo de intenções. 

(Cristovam) Eu não vejo nada de concreto. Pura fala de quem não entendeu nada. Poderia dar se nós nos reuníssemos e vamos convocar uma Assembleia Constituinte para fazer uma Reforma Política, já que não temos condições de fazer nós próprios. Aí daríamos. Vamos sentar no Orçamento que a presidenta mandar e ajustar o Orçamento ao que o Brasil precisa, ao que as manifestações estão pedindo e não à construção de estádios que de outra forma vão aparecer no Orçamento. 

REPÓRTER: Já o senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho, gostou do que ouviu ao citar que algumas ações estão saindo do papel, como o adiamento da votação da PEC 37, que retira o poder de investigação do Ministério Público. Ele disse que o Congresso Nacional deve estar atento para não analisar projetos que vão na contramão das manifestações. 

(Simon) Acho que ela fez bem em falar e mostrou a firmeza dela. O algo de concreto são em vários setores. Primeiro o problema da corrupção, quer terminar com a PEC 37. Por outro lado, sentirmos e verificarmos que as emendas que andam pelo Congresso são negativas. Em relação à Ficha Limpa estão querendo fazer uma modificação que tira grande parte do conteúdo da Ficha Limpa. 

REPÓRTER: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, se encontrou com a presidente Dilma Rousseff. Ele também se colocou à disposição para receber os manifestantes.
24/06/2013, 01h22 - ATUALIZADO EM 24/06/2013, 01h22
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00