Senadores apoiam punição para vândalos que destruíram patrimônio público — Rádio Senado

Senadores apoiam punição para vândalos que destruíram patrimônio público

LOC: SENADORES DEFENDEM PUNIÇÃO PARA OS VÂNDALOS QUE DESTRUÍRAM PATRIMÔNIO PÚBLICO DURANTE OS PROTESTOS. 

LOC: EM BRASÍLIA, MANIFESTANTES ATACARAM O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES E A CATEDRAL METROPOLITANA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Ao tomarem conhecimento da depredação de prédios públicos em Brasília, diversos senadores cobraram uma ação da polícia e da justiça para punir os vândalos. Durante a manifestação dessa quinta-feira, vidraças do Palácio do Itamaraty e da Catedral Metropolitana e paradas de ônibus ao longo da Esplanada dos Ministérios foram quebradas, além de lixeiras arrancadas. O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, alertou que os baderneiros estão tirando a legitimidade das manifestações populares. 

(Pedro Taques) Precisamos afastar das manifestações os baderneiros, aqueles que cometem crimes. Esses devem ser responsabilizados para que não possam comprometer o que há de mais importante na democracia, que é a manifestação do pensamento. REP: O senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, cobrou punição para os vândalos. 

(Magno Malta) É preciso punir um por um. A lei precisa ser aplicada. A presidente da República e os governos precisam mostrar ao povo que têm autoridade contra o crime, bandido e o vandalismo. Mas que está solidário a um povo que faz reivindicação dos seus direitos, que afinal de contas é um povo que paga impostos. Mas com criminoso, com bandido, tem que tratar com as durezas da lei. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, defendeu que a polícia prenda imediatamente os vândalos. 

(Paulo Paim) Entendo que a força em nome do Estado está cumprindo o seu papel de proteger o patrimônio público e a vida das pessoas. Todos os senadores, que intervieram na vigília que fizemos, deixaram registrada sua solidariedade ao Estado, à polícia que tem que reagir, e aos profissionais de imprensa que foram agredidos. 

(Repórter) Os manifestantes presos por depredação são encaminhados à delegacia para registro da ocorrência e podem ser processados por dano aos patrimônios público e privado. Os delegados podem incluir no processo os crimes de formação de quadrilha, desobediência e desacato.
21/06/2013, 05h32 - ATUALIZADO EM 21/06/2013, 05h32
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00