CAE deve votar projeto que reduz passagens de ônibus, trem e metrô — Rádio Senado

CAE deve votar projeto que reduz passagens de ônibus, trem e metrô

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PODE VOTAR NA SEMANA QUE VEM A PROPOSTA QUE POSSIBILITA A REDUÇÃO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS, TREM E METRÔ. 

LOC: O PROJETO QUE INSTITUI O REGIME ESPECIAL DE INCENTIVOS PARA O TRANSPORTE COLETIVO URBANO E METROPOLITANO DE PASSAGEIROS FOI DEBATIDO NESTA QUARTA-FEIRA NO SENADO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TÉC: Para que as passagens de ônibus, metrôs, trens e outros meios de transportes urbanos públicos possam ficar mais baratas, o projeto prevê a redução da cobrança, para o setor, de impostos federais, como o PIS e a Cofins, e de tributos estaduais e municipais, como o ICMS e o ISS. Em contrapartida, o sistema de transporte público deve adotar medidas como o bilhete único. O presidente da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, defendeu a proposta durante o debate na Comissão de Assuntos Econômicos. Segundo ele, a ideia foi amplamente discutida e está pronta para ser votada. 

(Fortunati) Ele cria as condições para que os prefeitos e também governadores porque aqui também estamos falando do transporte intermunicipal possam pensar políticas adequadas para incentivar o uso do transporte público em nossa cidade, em nosso estado, no nosso país. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, defendeu que o projeto que estabelece o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros seja examinado o quanto antes. Ele disse que será uma resposta do Senado à reivindicação das ruas por um transporte público de mais qualidade e mais barato. 

(Lindbergh) E estamos querendo criar as condições para votarmos essa matéria na próxima terça-feira. Fazendo uma série de articulações junto com o governo federal. A vinda dos prefeitos aqui. É muito importante a conversa com os senadores. Porque, eu acho que o Senado Federal, os governos e o parlamento brasileiro têm que estar sintonizados com as manifestações nas ruas. 

(REPÓRTER) O projeto que prevê o Reitup também propõe um desconto mínimo de 75% sobre as tarifas de energia elétrica consumida nos sistemas de metrô, trens metropolitanos e trólebus. A diferença seria compensada com o aumento nas tarifas dos demais consumidores.
19/06/2013, 01h20 - ATUALIZADO EM 19/06/2013, 01h20
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00