Plenário aprova pedidos de informações sobre obras nos estádios da Copa — Rádio Senado

Plenário aprova pedidos de informações sobre obras nos estádios da Copa

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA DOIS PEDIDOS DE INFORMAÇÕES SOBRE AS OBRAS NOS ESTÁDIOS QUE VÃO SEDIAR JOGOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 E DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, QUE COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO. 

LOC: OS REQUERIMENTOS FORAM APRESENTADOS PELO SENADOR SÉRGIO SOUZA, DO PMDB DO PARANÁ, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: O Senado solicita ao Tribunal de Contas da União informações recentes sobre a situação das obras nos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014. Pede também a previsão de custo atualizado de cada um dos empreendimentos e a discriminação das operações de financiamento do BNDES por obra. O autor do pedido de informações, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, lembrou que o gasto total da reforma e construção dos estádios foi estimado, no início de 2011, em 5 bilhões 631 milhões de reais. Mas em novembro do ano passado o Ministério do Esporte elevou essa previsão em quase um bilhão e meio de reais. E há informações de que o valor final pode ser ainda maior. Só os seis estádios que serão usados na Copa das Confederações, nas cidades de Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, custaram 40 por cento a mais do que o orçado inicialmente. O senador Sérgio Souza disse que esses dados vão ajudar o Senado a fiscalizar a utilização dos recursos públicos nas obras: 

(SÉRGIO SOUZA): Esta é uma função do Senado Federal, enquanto Casa também fiscalizadora. Temos a comissão de mérito, que é a comissão de fiscalização dentro da comissão de meio ambiente e tem a subcomissão de acompanhamento das obras da copa e das olimpíadas que eu tenho o privilégio de presidir e tem a relatoria do senador Cícero Lucena. 

(REPÓRTER): O segundo requerimento aprovado pelo Senado, também de Sérgio Souza, pede ao TCU que envie ao Senado cópias dos contratos firmados sob o modelo de parceria público-privada para a reforma do estádio do Mineirão e das Arenas Pernambuco e Fonte Nova.
13/06/2013, 04h26 - ATUALIZADO EM 13/06/2013, 04h26
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00