Aloysio Nunes quer regulamentar mercado de cartão de crédito e de débito — Rádio Senado

Aloysio Nunes quer regulamentar mercado de cartão de crédito e de débito

LOC: O LÍDER DO PSDB, SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA, DO ESTADO DE SÃO PAULO, QUER REGULAMENTAR O MERCADO DE CARTÃO DE CRÉDITO E DE DÉBITO.
 
LOC: ELE APRESENTOU UM PROJETO COM ESSE OBJETIVO, QUE SERÁ ANALISADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) Dados da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços indicam que o total de cartões de débito e de crédito em julho de 2012 era de 718 milhões. O senador Aloysio Nunes Ferreira disse que esse mercado traz vantagens ao consumidor, que pode, por exemplo, concentrar as despesas no cartão e pagá-las todas de uma única vez. Mas, segundo o senador, os benefícios são infinitamente maiores para as operadoras de cartões. Por isso, o parlamentar do PSDB de São Paulo quer a regulamentação do setor. Uma das regras defendidas pelo senador é que o comerciante possa dar descontos para os pagamentos em dinheiro.
 
(Aloysio Nunes Ferreira) Ele faculta aos comerciantes dar descontos para compras à vista. Isso vai permitir que os consumidores tenham uma noção exata dos custos adicionais que eventualmente estejam embutidos no cartão no caso de pagamento com ele. 

(Repórter) A proposta também dá ao Banco Central o poder de estabelecer uma taxa máxima de juros nas operações com cartão de crédito. E obriga as operadoras que ofereçam programas de recompensa a darem a opção de recebimento da vantagem em dinheiro, como explica o senador Aloysio Nunes Ferreira.
 
(Aloysio Nunes Ferreira)Toda administradora de cartões que oferecer uma recompensa ao usuário, como por exemplo o programa de milhagem, deverá necessariamente dar a opção ao usuário re recompensa ao usuário na forma de desconto em dinheiro na fatura seguinte de percentual pago na fatura anterior.
 
(Repórter) O projeto está na Comissão de Assuntos Econômicos e tem como relator o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco.
07/06/2013, 04h31 - ATUALIZADO EM 07/06/2013, 04h31
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00