Educação não é tratada com prioridade, alerta secretária estadual — Rádio Senado

Educação não é tratada com prioridade, alerta secretária estadual

LOC: A EDUCAÇÃO NO BRASIL É UM DESASTRE, E APESAR DOS DISCURSOS, AINDA NÃO É TRATADA COM A PRIORIDADE QUE DEVERIA.

LOC: O ALERTA FOI FEITO PELA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, CLAUDIA COSTIN, DURANTE REUNIÃO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO, NO CONGRESSO NACIONAL. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: A ex-ministra da Administração no Governo Federal entre 1998 e 2002, Claudia Costin, assumiu a secretaria da educação na cidade do Rio de Janeiro em 2009, na gestão do prefeito Eduardo Paes. A nota das escolas públicas nas áreas de favelas aumentou 33% segundo a medição da "Prova Brasil" do Ministério da Educação, e o Rio também pulou do 9º. para o 4º. lugar entre as capitais, na avaliação do IDEB, índice que também é utilizado pelo Ministério. Costin falou sobre esta experiência aos parlamentares da "Frente da Educação". Ela enfatizou que uma das medidas positivas que tomou foi acabar com o sistema de aprovação automática. 

(CLAUDIA COSTIN): Com a aprovação automática o IDEB tinha melhorado pelo lado da taxa de aprovação, mas quando se olhava a nota da prova ela tinha caído no 5º. e no 9º. ano em Português e em Matemática. Havia analfabetos na rede, nas séries até mais avançadas. Nós resolvemos então fazer um teste e foi aí que levamos um grande choque. 28.000 analfabetos funcionais do 4º. ao 6º. ano. E 40% dos alunos que não são analfabetos funcionais não tinham o conhecimento adequado à série em Matemática. Ou seja, as crianças estavam na escola, mas não estavam aprendendo. 

(REP): Todos os analfabetos funcionais foram então separados de suas turmas e realfabetizados antes de retornar para o curso regular. Uma avaliação já ao final do 1º. ano do Ensino Fundamental constatou que hoje mais de 90% das crianças são alfabetizadas aos 6 anos. Costin alertou que o sistema educacional do Brasil precisa melhorar muito em Matemática e em Ciências, tanto nas escolas públicas quanto privadas. 

(CLAUDIA COSTIN): O Brasil não produz engenheiros. A Petrobras não consegue ter engenheiros e tecnólogos na quantidade e na qualidade que ela precisa. Porque o ensino de Matemática e de Ciências é muito precário no Brasil. 

(REP): Também foi implantado no Rio o sistema de provas didáticas no Concurso Público para professores. Ou seja, o professor aprovado em Concurso só está autorizado a dar aulas passar por uma Banca de Avaliação após o Curso de Formação. Costin também sugere a adoção do ensino em tempo integral em todo o país no novo "Plano Nacional de Educação", e que o déficit de professores passe a ser punido na Lei de Responsabilidade Fiscal.
29/05/2013, 02h06 - ATUALIZADO EM 29/05/2013, 02h06
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