Requião é escolhido para vice-presidência do Parlamento do Mercosul — Rádio Senado

Requião é escolhido para vice-presidência do Parlamento do Mercosul

LOC: O DEPUTADO NEWTON LIMA, DO PT DE SÃO PAULO, É O NOVO PRESIDENTE DA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL, FORMADA POR 27 DEPUTADOS E DEZ SENADORES.
 
LOC: E O SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, FOI ESCOLHIDO PARA A VICE-PRESIDÊNCIA DO PARLAMENTO REGIONAL, COM SEDE EM MONTEVIDÉU. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(Repórter) Senadores e deputados que representam o Brasil no Parlamento do Mercosul tomaram duas decisões importantes nesta terça-feira. Primeiro, eles elegeram o deputado Newton Lima, do PT de São Paulo, para presidir a Representação Brasileira no Parlasul. Ele prometeu estreitar os laços com os poderes Executivos dos países que compõem o Mercosul.
 
(Newton Lima) Uma atuação protagonista e permanente da nossa delegação. Parece fundamental é que o Parlasul tenha que ser reconhecido pelos chefes dos Estados parte e teremos a oportunidade de propor junto ao governo brasileiro uma maior interação entre os Executivos, Ministério das Relações Exteriores, Presidência da República conosco para que um conjunto de assuntos pudesse nos dar a oportunidade de uma ação mais concreta parlamentar no âmbito do Parlasul.
 
(Repórter) O senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, e o deputado Renato Molling, do PP do Rio Grande do Sul, foram eleitos vice-presidentes da Representação Brasileira no Parlasul. A nova composição tem mandato até dezembro de 2014. A segunda decisão tomada pelos 37 integrantes da representação foi a escolha do senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, para ser o vice-presidente do Parlamento do Mercosul, com sede em Montevidéu. Requião espera retomar em breve as reuniões na capital do Uruguai.
 
(Roberto Requião) Nós tivemos um período de dificuldades com o Parlasul. A saída do Paraguai, a entrada da Venezuela, que agora se aperfeiçoa, a resistência da Argentina, mas este período ao que tudo indica está encerrado. E provavelmente nós, dentro de muito pouco tempo, vamos ter a possibilidade de retomarmos as nossas reuniões no Uruguai. 

(Repórter) A última reunião do Parlamento do Mercosul na capital uruguaia foi em 2 de julho de 2012. O senador Roberto Requião espera que o Parlasul tenha um papel importante nas negociações para confirmar a entrada da Venezuela e a volta do Paraguai ao bloco.
21/05/2013, 04h41 - ATUALIZADO EM 21/05/2013, 04h41
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00