Comissão aprova incentivo para sistemas de irrigação mais eficientes — Rádio Senado

Comissão aprova incentivo para sistemas de irrigação mais eficientes

LOC: OS AGRICULTORES PODERÃO CONTAR COM JUROS MENORES PARA IMPLANTAR SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO MAIS EFICIENTES.  

LOC: A MEDIDA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA E SEGUE PARA A ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) O projeto de lei modifica a Política Nacional de Irrigação para permitir a redução dos juros nos financiamentos de sistemas de irrigação por gotejamento ou microaspersão, que economiza água. Essa técnica é feita por tubos que derramam a água diretamente sobre a raiz das plantas, com fluxo constante mas de baixa intensidade, praticamente sem desperdício. É considerada uma forma de irrigação muito eficiente, mas o seu custo de implantação é maior que o de outros métodos. Para baratear o sistema de gotejamento, o senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, defendeu a aprovação da proposta: 

(Blairo Maggi) Corretamente, o PLS estipula juros menores para o financiamento da aquisição de equipamentos de irrigação por gotejamento e microaspersão, que são mais eficientes no uso da água, quando comparados a outros sistemas, como aspersão convencional, pivô central e canhão hidráulico. Os sistemas de gotejamento e microaspersão têm eficiência próxima a 90%. 

(Repórter) Pelo projeto, os juros devem ser um ponto percentual abaixo do que for aplicado para os demais sistemas de irrigação. A proposta é do senador licenciado Marcelo Crivella, atual Ministro da Pesca, e teve como relator o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre. A medida foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente em caráter terminativo e deve seguir diretamente para a análise da Câmara dos Deputados, sem a necessidade de passar por votação no plenário do Senado.
21/05/2013, 07h00 - ATUALIZADO EM 21/05/2013, 07h00
Duração de áudio: 01:32
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00