CDR quer providências do governo para reverter assoreamento no Pantanal — Rádio Senado

CDR quer providências do governo para reverter assoreamento no Pantanal

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO VAI PEDIR AO GOVERNO FEDERAL PROVIDÊNCIAS PARA REVERTER O ASSOREAMENTO DO RIO TAQUARI, NO PANTANAL MATOGROSSENSE. 

LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO NESTA QUARTA-FEIRA, NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER FERNANDA NARDELLI:  

TÉC: O assoreamento do Rio Taquari é um problema enfrentado no Pantanal há mais de trinta anos, e foi causado pelas erosões em áreas exploradas pela agricultura. Atualmente, a região tem cerca de três milhões de hectares permanentemente inundados, o que provoca impactos econômicos, ambientais e sociais. Em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o presidente da associação de pequenos produtores do Rio Taquari, Ruivaldo Nery de Andrade, se emocionou ao descrever a situação da população local: 

(RUIVALDO) Meu pai, quando eu tinha sete anos, me pôs num cavalo e me levou no campo: meu filho, isso aqui é tal árvores, aquele animal é uma ema, um tatu. Hoje, quem tem esse filho sou eu. E eu ando nos meus campos, meu filho não conhece uma ema, não conhece um tatu. Quanto vale pra vocês uma ema, um tatu? Para mim, vale muito. 

REPÓRTER: A chefe-geral da Embrapa Pantanal, Emiko de Kawakami de Resende, apresentou pesquisas desenvolvidas nos últimos anos apontando caminhos para reverter a situação. 

(EMIKO) É possível recuperar usando tecnologias já existentes a pecuária na parte alta. E na planície de inundação, como fazer? Recuperar os pontos de inundação na planície, dragando em pontos estratégicos, para que ele alague a planície na cheia e volte ao leito na seca, como era antes de acontecer toda essa entrada de sedimentos no rio. 

REPÓRTER: Os debatedores cobraram providências do governo federal e lamentaram a falta de resultados de um grupo interministerial criado em 2007 para estudar o problema. O senador Ruben Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, que pediu a audiência pública, quer informações do governo para saber por que as ações dos ministérios foram interrompidas: 

(FIGUEIRÓ) Tenho convicção de que o maior clamor é de que a Comissão de Desenvolvimetno Regional do Senado insista em obter resultados dessa comissão interministerial que lá esteve ouvindo, sentindo a realidade pantaneira, veio para cá e a olvidou. 

REPÓRTER: Depois de receber os esclarecimentos a respeito das atividades do grupo interministerial, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo deve se reunir com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
15/05/2013, 01h21 - ATUALIZADO EM 15/05/2013, 01h21
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00