Representação brasileira no Parlasul é renovada para os próximos dois anos — Rádio Senado

Representação brasileira no Parlasul é renovada para os próximos dois anos

LOC: A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL ACABA DE SER RENOVADA PARA UM MANDATO DE MAIS 2 ANOS. 

LOC: PRESIDENTE DA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO REGIONAL, O SENADOR ROBERTO REQUIÃO APOSTA QUE, COM A ENTRADA DA VENEZUELA, O PARLASUL VAI VOLTAR A FUNCIONAR. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: São ao todo 10 senadores e 27 deputados, e faz parte da obrigação deles acompanhar e emitir pareceres sobre todas as matérias referentes ao Mercosul que são submetidas ao Congresso brasileiro. Também cabe à representação promover audiências públicas e solicitar esclarecimentos ou depoimentos de qualquer autoridade ou cidadão. A sede do Parlasul fica em Montevidéu, e hoje os países-membros são Brasil, Argentina, Venezuela e o próprio Uruguai, além do Paraguai, que deverá retornar após a recente eleição que levou Horacio Cartes, do Partido Colorado, à Presidência. Cabe ao Parlasul propor projetos sobre todos os temas relativos ao Mercosul. Os senadores do Brasil que integram o Parlamento regional são: pelo PT, Eduardo Suplicy de São Paulo, e Paulo Paim, do Rio Grande do Sul; pelo PTB, Gim Argello, do Distrito Federal; pelo PMDB, Roberto Requião, do Paraná, e Pedro Simon, do Rio Grande do Sul; pelo PSDB, Paulo Bauer, de Santa Catarina; pelo Democratas, Wilder Morais de Goiás; pelo PDT, Acir Gurgacz, de Rondônia; pelo PR, Alfredo Nascimento, do Amazonas, e pelo PP, Ana Amélia, do Rio Grande do Sul. O senador Requião presidiu a representação brasileira nos últimos 2 anos, e esclarece que o presidente agora será um deputado. Também caberá a um senador brasileiro ser o novo vice-presidente do Parlamento do Mercosul. No entender de Requião, com a efetivação da Venezuela, o Parlasul ganha em importância. 

(ROBERTO REQUIÃO): Eu acho que agora se consolida a entrada da Venezuela e isto vai passar a funcionar. Melhora, nós temos que ver agora quem vai assumir a presidência do Parlasul, mas tem senador vice-presidente lá no Uruguai. 

(REPÓRTER): Dois projetos em discussão no Congresso do Brasil regulamentam a eleição para a representação brasileira no Parlasul.
13/05/2013, 01h02 - ATUALIZADO EM 13/05/2013, 01h02
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00