Plenário deve votar MP que amplia oferta de bolsas de formação pelo Pronatec — Rádio Senado

Plenário deve votar MP que amplia oferta de bolsas de formação pelo Pronatec

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA QUE AMPLIA A OFERTA DE BOLSAS DE FORMAÇÃO PELO PRONATEC É O PRIMEIRO ITEM DA PAUTA DE VOTAÇÕES DO PLENÁRIO PARA PRÓXIMA SEMANA.
 
LOC: E O PRESIDENTE DO SENADO ESPERA VOTAR, ATÉ QUINTA-FEIRA, TAMBÉM A MP DOS PORTOS, QUE AINDA ESTÁ EM DISCUSSÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
 
(Repórter) A medida provisória 593 autoriza as entidades privadas de ensino superior a oferecer bolsas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Inicialmente, o Pronatec previa essa possibilidade apenas para as instituições da rede pública e os serviços nacionais de aprendizagem. Dados do governo federal indicam que a iniciativa já beneficiou mais de 2 milhões e 800 mil jovens em todo o país, e o relator da matéria, senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, considera importante a ampliação prevista na MP.

(Paulo Bauer) Na atualidade, a formação do trabalhador precisa ser geral e ao mesmo tempo especializada. Até mesmo as atividades mais simples exigem uma qualificação incial. 

(Repórter) Outra medida provisória que pode entrar na ordem do dia do plenário é a 595, a chamada MP dos Portos. Ela já foi aprovada por uma comissão mista de deputados e senadores, mas uma polêmica em torno de emendas ao texto impediu a votação no plenário da Câmara. A matéria perde a validade na próxima quinta-feira, por isso, foi convocada uma sessão extraordinária para tentar votá-la na segunda-feira. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que se o texto for aprovado pelos deputados, buscará entendimento com as lideranças para a quebra de prazos, permitindo votar a MP a tempo.
 
(Renan Calheiros) Se aprovarem segunda-feira nós vamos tentar com os líderes partidários para passar esse procedimento e apreciá-la no Senado Federal. Mas precisa dessa excepcionalidade dos líderes. Eu vou trabalhar para que ela aconteça. 

(Repórter) Na segunda-feira, pela manhã, o Senado Federal promove sessão especial destinada a comemorar os 65 anos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco. E outra sessão especial está marcada para quinta-feira, quando o plenário vai se reunir para a restituição do mandato de senador ao líder comunista Luiz Carlos Prestes.
10/05/2013, 04h52 - ATUALIZADO EM 10/05/2013, 04h52
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00